TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Comportamento de Mercado

Por:   •  7/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

UNISUAM

Universidade Augusto Motta

Análise e comportamento de mercado

RIO DE JANEIRO

Análise e comportamento de mercado

 

Este trabalho tem o intuito de apresentar 10 tópicos relacionados entre a live apresentada na quarta feira (30/03) pelos professores Carlos Alexandre e José Carlos Vinhais com o tema “Os processos organizacionais e mundo digital no pós pandemia” e as aulas de análise de comportamento de mercado.

Abaixo vemos pontos apresentados em live que se correlacionam com a nossa aula:

Planejamento organizacional – O atual ambiente se entende como o conjunto de forças internas e externas que influenciam o desempenho da empresa como um todo.

Em análise de ambiente pode se identificar ameaças, oportunidades, forças e fraquezas que interferem na atuação das empresas. Desta forma se obtendo um bom diagnóstico do ambiente organizacional, o planejamento para o alcance dos objetivos se torna mais fácil e com maior chance de se obter êxito nos resultados.

Processos – “As empresas são processos interligados que geram resultados para o cliente interno ou cliente final.” Os processos relacionados ao ambiente interno mantém como foco principal a necessidade do consumidor. A organização deve estar sempre atenta às oportunidades, para que não esteja em declínio na sua segmentação. Devendo sempre otimizar os processos com o que está acontecendo em sua volta, principalmente para a melhoria do ambiente interno no qual ela possui controle.

Tecnologia – A tecnologia foi a válvula para muitas mudanças nos últimos anos, pois quando se trata de inovação ela é a principal fonte para melhorias internas, porém a tecnologia deve ser otimizada juntamente com os processos para que futuramente a empresa não tenha prejuízos. Antes de se inserir a tecnologia na realização do processo, deve-se pensar na correção do processo para que o seu resultado seja potencializado.

O foco – A empresa deve sempre manter o foco no cliente, pois, não se pode concentrar os seus esforços apenas na tecnologia, mas sim nas necessidades dos clientes, pois se não houver foco o resultado não vai ser como o esperado.

Transformação – A transformação potencializa seus resultados, tanto negativamente quanto positivamente, para isso é necessário pensar onde estão alocados os seus processos e em qual parte dos processos preciso transformar. As coisas mudam e as empresas devem estar em constante transformação, pois as empresas que se adaptam com mais facilidade são as que sobrevivem ao mercado atual. Vemos isso em exemplos simples como reuniões virtuais, trabalhos home office e em empresas que se adaptaram a novas linhas de produção.

Mudanças nos processos > mudanças nas empresas > mudanças nos consumos.

Produtos – O produto é o resultado final dos processos realizados. Resultado de todos os processos internos realizados. As indústrias possuem a função de vender o produto e as lojas possuem a função de atender as pessoas que estão a procura de determinado produto.

 

Mercado – As empresas precisam pensar no que fazer? Pra quem fazer? Como fazer? Ao pensar nessas questões as organizações podem obter bons resultados, pois o mercado é o conjunto de conjunto de consumidores potenciais que possuem características e necessidades comuns. As empresas devem estar sempre se adaptando às necessidades do consumidor visto como objetivo principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com