TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ata de Jogos de Negócios

Por:   •  11/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

Ata de Decisão

Este documento tem como objetivo documentar a tomada de decisão da empresa. Abaixo listamos algumas perguntas/tópicos que podem ajudar no desenvolvimento deste documento. São apenas sugestões. Porém, não fique preso aos itens abaixo. Qualquer outro comentário pode ser incluído.

Data:

Curitiba, 07 de abril de 2016

Empresa:

T 24 3

Alunos presentes:

Arthur Grandini Rodella

Guilherme Haluch Rocco

Leila C. São Miguel

Análise da Concorrência:

Como a equipe realizou a análise da concorrência? Quais relatórios foram utilizados para este fim? Quais os procedimentos adotados pela equipe para levantar o comportamento da concorrência? Quais critérios, parâmetros, informações, etc., foram analisadas?

A análise da concorrência foi realizada com base no histórico de vendas e estatísticas fornecidos pela apostila e disponibilizados pelo relatório de resultados.

Além do levantamento de tendências de comportamento da concorrência em relação à pontos críticos aos produtos, como preço, valores despendidos com propaganda, inovação e design, como também em questões operacionais de custo de produção como os salários e benefícios dos funcionários, fizemos uma análise minuciosa acerca da demanda de mercado.

Nesse sentido, calculamos a demanda geral de mercado para cada produto, conforme percentuais de fatias de mercado informados, e fizemos um comparativo entre o percentual de vendas, valores de venda, gastos realizados, etc.

Previsão de Demanda Futura:

Como a equipe realizou a previsão de demanda? A equipe adotou alguma fórmula matemática? Qual a base de cálculo utilizada para prever a demanda do próximo mês?

No que tange a previsão da demanda futura, a equipe se baseou no relatório estatístico de demanda de mercado, calculando, por regra de três, o total de vendas mensal de cada produto no seguimento.

Por fim, tomamos como base o as análises de vendas do mês e dos anos anteriores bem como o grau de influência de investimento em inovação, design e gastos com propagandas.

O cálculo para estimar a demanda foram as vendas realizadas acrescidas do percentual ponderado de vendas perdidas e a expectativa de crescimento de vendas.

Precificação dos Produtos:

Como a equipe definiu os preços de cada produto? Foi feita alguma análise de média de preço de mercado? Foi adotado algum critério subjetivo ou objetivo? Qual/Quais? O que foi levado em conta para formar o preço de venda dos produtos? Foi adotado algum critério de diferenciação de produto?

Os preços foram definidos conforme critérios particulares de sensibilidade de cada produto, como também nos preços praticados pelos concorrentes no mercado. Para a precificação dos itens também foi levado em consideração os custos de operacionais e de produção.

Nesse sentido, verificamos que o preço do aparelho celular não cobria os custos operacionais, de modo a ajustarmos os valores.

Quanto ao smartphone e tablet, realizamos um reajuste de valores na tentativa de cobrirmos os gastos com aumento salarial e horas ociosas.

Qual a definição estratégica, se houver:

A equipe definiu algum posicionamento estratégico que foi decisivo para a tomada de decisão? Qual o posicionamento estratégico da empresa e seus produtos? Houve mudanças de preços? De investimentos? Saída de algum produto?

Considerando que a equipe definiu como seu objetivo maior o incremento da receita, foi mantida a expansão constante de vendas e produção de forma equilibrada, para que não sejam gerados custos associados à estocagem de produtos, ao mesmo tempo em que não deve haver ociosidade de mão de obra e de capacidade fabril.

Optou-se por manter a produção dos três produtos, sendo que cada um terá um tratamento diferenciado conforme suas particularidades e sensibilidade a fatores como preço, propaganda e inovação tecnológica.

Nesse sentido, em relação ao aparelho celular, considerando que o valor de venda não cobria os custos operacionais, e considerando a tabela de influências de fatores não demonstrar impactos tão significativos em relação a inovação tecnológica e design, decidimos por aumentar, quase que de forma insignificante o preço de vendas, e reduzir custos com inovação e design.

Porque decidiram aumentar ou diminuir investimentos?

Caso tenham aumentado ou diminuído algum investimento/gasto, descreva os motivos para esta mudança.

Foi decidido aumentar o investimento em inovação tecnológica e design no segmento de tablets e smartphones, considerando a relevância de tal fator para o desempenho de vendas desse item especificamente, como também constatamos que no quadro comparativo, nossa empresa foi a que menor investiu em tal sentido.

Foram diminuídos os investimentos em publicidade e propaganda na linha de celulares, com base nos impactos relacionados a estes investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com