TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Final Governança Corporativa

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Atividade final        

Matriz de atividade final

Estudante: Rafaela

Disciplina: Governança Corporativa

Turma: GF01

Contexto atual da sociedade indicada

A empresa abordada para a atividade final desta disciplina foi a Alpargatas S.A.

Em 1907 a empresa brasileira, com segmento voltado para a fabricação de calçados e roupas, é fundada pelo escocês Robert Fraser junto a um grupo inglês, denominada inicialmente como Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, mas após dois anos passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A, período em que começa a produção das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na Mooca, estado de São Paulo.

As Alpargatas Roda eram calçados de origem Árabe, os solados confeccionados com fios de fibras vegetais trançadas como a Juta, Sisal entre outras plantas usadas para este fim, e a parte superior em tecido de couro, trazia bastante resistência e durabilidade para os calçados, ganhando assim os trabalhadores das lavouras de café, e em 1910 as vendas para empresas desse segmento impulsiona o crescimento da organização, que aproveita o momento para colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

Entre 1920 e 1940 a empresa passa por muitas incertezas e instabilidade, como crises econômicas provocadas pelo excesso de produção de café, a queda da Bolsa de Valores de Nova York, a Segunda Guerra Mundial e a parada temporária na produção do seu produto de mais sucesso de vendas a Alpargatas Roda. Mas em meio a todo esse cenário a empresa conta com manobras cruciais de seus acionistas e o apoio de seus colaboradores para continuar firme no mercado, adotando outro nome: São Paulo Alpargatas S.A. A Alpargatas passa a atribuir maneiras de demonstrar mais apoio aos seus funcionários sem antes mesmo de surgirem leis trabalhistas obrigatórias como estas no Brasil, como a aderência do Abono Natal e benefícios como folgas em domingos e feriados.

Nos anos seguintes a empresa começa a ganhar espaço, com patrocínios e novas fabricações de calçados que fazem muito sucesso como o tênis Conga, Bamba, Kichute e as sandálias Havaianas inaugurando uma nova fase e novo conceito no segmento de calçados no Brasil.

A empresa chega no século 21 abrangendo seu espaço para o cenário mundial, aderindo o nível 1 da B3 (o chamado free float), criando como estratégia a implementação de um plano de internacionalização, ações importantes de sustentabilidade e cria o Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social no ano de 2003, o legado do Instituto é buscar melhorar a qualidade da educação de crianças e adolescentes por meio do esporte e cultura.  Chegando ao ano de 2010 a empresa passa novamente pela mudança de seu nome, agora a nova razão social passa a ser Alpargatas S.A, pois a empresa se desmembra da operação Locomotiva e os seus respectivos ativos são vendidos. Concentrando assim sua comercialização em calçados e artigos esportivos.

Com o sucesso de vendas das marcas Havaianas e Dupé, a empresa ALPA4 (ações da Alpargatas) cresce na BM&FBOVESPA, sendo valorizada em até 87,7% e aparece no ranking das 10 melhores empresas para se investir.

A Alpargatas S.A, hoje é a maior empresa brasileira de calçados da América Latina, atuando com mais de 600 lojas exclusivas de suas marcas localizadas em vários países, 10 fábricas espalhadas no Brasil, com mais de 18 mil funcionários.

Atualmente a empresa tem como Principais Acionistas, grandes empresas entre elas a Itaúsa S.A – 43,7% Ord., Free Float – 60,4% Pref., e a Cambuhy Alpa Holding Ltda – 35,10% Ord. e 10,10% Pref.

Podemos verificar na imagem abaixo a Estrutura Acionária da empresa, porcentagens detalhadas das ações ordinárias e preferenciais, e quais empresas detém as maiores e menores fatias:[pic 3]

Fonte: Alpargatas, 2021

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias  

A empresa conta com uma estrutura de governança corporativa, exercida pelo Conselho de Administração e pela Diretoria.

O Conselho Administrativo conta com 8 membros, dois deles são independentes e eleitos pelos acionistas minoritários, ordinárias e preferencialistas. Agentes que respondem por estabelecer as estratégias de longo prazo, definem e influenciam na escolha da Diretoria, do mesmo modo que decidirem sobre pautas importantes para os negócios e as operações da Companhia.

Contando também com o Comitê de Auditoria Interna, Comitê de Finanças, de Estratégia e de Gente, órgãos esses internos de assessoria, que possuem funções técnicas e que reportam diretamente ao Conselho de Administração. Possui também a Comissão de Ética e Compliance, órgão esse independente e responsável pela Gestão da Ética e Integridade, seu gerenciamento e regimento não é interno, ou seja, é feito externamente para não existir conflitos de interesses. E por fim a empresa conta com a Comissão de Sustentabilidade, que possui 7 membros.

A Alpargatas incorpora em seu modelo de gestão estratégica os quatro princípios básicos: transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e a equidade. Conforme indicado anteriormente a Governança Corporativa por sua vez é exercida pelo Conselho de Administração e Diretoria, contando com o apoio do Comitê de Auditoria, onde todos os conselheiros tem vasta experiência profissional e conhecimento em várias áreas da Administração.  

Impacto gerado pela organização, considerando os stakeholders envolvidos

Atua em buscar melhores práticas que sejam voltadas ao meio ambiente e à vida das pessoas. A Alpargatas S.A, desenvolveu sua própria estratégia de sustentabilidade, denominada "Estratégia Alpa de Sustentabilidade" que visa amenizar o impacto ambiental que a produção de seus produtos e embalagens causam no meio ambiente, seu objetivo é inspirar, direcionar e traduzir para seu público o compromisso com a continuidade.

Com relação aos colaboradores e seus Stakeholders, a empresa atribui a inclusão e a diversidade para destacar-se como sendo o melhor lugar para se trabalhar, onde todas as pessoas são escutadas e oportunidades são criadas.

A Política de Fornecedores tem como objetivo buscar perenemente inovações para gerir de forma eficaz a cadeia abastecimento / produtividade, agregando valor ao produto e assim sendo repassando esse valor ao cliente.

Para isso a Politica se estrutura da seguinte forma:

  • Requisitos Legais;
  • Processo e qualidade;
  • Saúde segurança e meio ambiente;
  • Reponsabilidade Social;
  • Rastreabilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Substâncias Restritivas;
  • Compliance.

No fluxo abaixo, podemos verificar melhor o processo de gestão de fornecedores da Alpargatas, divido e 6 etapas:

[pic 4]

Fonte: Alpargatas, 2021

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

Em relação à preservação de interesses de pequenos investidores, a Alpargatas estabelece em seu portal de relacionamento com os investidores todas as informações provenientes da empresa, facilitando a busca e análise por parte do investidor, como Conselho Administrativo, Relatórios anuais, Gráficos e Cotações, Assembleia e Atas, Dividendos, Remunerações aos acionistas, Avaliação de Créditos, painel com cotação das ações, publicações da CVM, relatórios anuais e de sustentabilidade, além de serviços de contato com relação aos investidores.

Observa-se um destaque no site da organização, uma aba somente voltada a Governança Corporativa, onde se pode visualizar itens como: Visão geral, Administração, Estatutos e Politicas, Compliance, Assembleias e Atas, Estrutura Acionária e o Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa.

Como essas informações disponíveis e de fácil acesso, a empresa demonstra de forma positiva realizar os princípios básicos da Governança Corporativa, e entende-se que há a preservação dos interesses dos pequenos investidores.

 

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

A Alpargatas conta com o Conselho de Administração para superar a crise da COVID-19, iniciando por colocar os colaboradores que fazem parte dos seus escritórios em Home-office e sessando o atendimento presencial das 566 lojas espalhadas por todo o país. Fornecendo apoio a quem necessitava, com doações de 100 mil kits contendo álcool em gel e mascaras, para ajudar no combate ao vírus, a empresa tomou a iniciativa de produzir modelos de calçados fechados que seriam destinados em forma de doação para mais de 18 mil profissionais da saúde. Perante a recuperação da economia mundial, após a pandemia da COVID-19, a Governança Corporativa não pode deixar de ser prioridade para as empresas, ainda mais quando pautamos a questão de continuidade dos negócios estar ameaçadas, a ausência de boas práticas da Governança Corporativa pode trazer impactos maiores ao longo prazo. Analisando a estrutura de Governança Corporativa implantada na Alpargatas S.A, pode-se constatar que há presença de solidez nas ações, considerada forte, visto que a empresa é centenária e conhece muito bem o mercado e seus cenários. A Alpargatas faz parte do grupo de empresas no segmento nível 1, com ações ordinárias (ALPA3) e preferenciais (ALPA4).

As recomendações para a empresa Alpargatas no momento atual, em especial ao Conselho de Administração é manter as ações de transparência nas previsões financeiras e na divulgação dos resultados, no entanto, diante das incertezas econômicas que o país em geral enfrenta, falhas em algumas das práticas de Governança Corporativa pode gerar dúvidas sobre a capacidade da alta administração e antecipar os riscos, como o risco de imagem e entre outros.

É recomendando ainda que, seja mantido as atualizações das informações entre os Conselhos, como informações e estratégias ao combate à crise, pensando em emergências ou situações não previstas sugere-se que crie planos de sucessão / contingência em caráter emergencial para o caso de um dos membros da alta administração precisar se ausentar.

Revisão das avaliações de riscos, pois estando diante de uma crise por exemplo econômica local ou global certamente surgirá novos riscos que antes não eram consideráveis, e que em um novo momento ou situação especifica pode ameaçar as atividades da organização, podendo se manifestar através de atrasos frequentes ou falta de capacidade de produção para a entrega de uma demanda, contratos cancelados, perda de pessoal, e entre outros.

Por fim, a resposta para dominar situações de crise está em criar processos de prevenção e em como administrar decisões difíceis e como elas deverão ser tomadas e conduzidas a fim de causar mínimo impacto ajustado aos mecanismos da Governança Corporativa para obter sucesso.

 

Referências bibliográficas

ALPARGATAS. Política de Fornecedores, 2021. Disponível em: https://ri.alpargatas.com.br/show.aspx?idCanal=1oj7A125KUfe/Za+aZWpCQ==. Acesso em 03 de ago. 2022.

ALPARGATAS. Conheça a Empresa, história, 2020. Disponível em:  https://www.alpargatas.com.br/#/conheca-empresa>. Acesso em 030 de ago. de 2022.

ALPARGATAS. Conselho de Administração, 2021. Disponível em: https://ri.alpargatas.com.br/show.aspx?idCanal=WJEi2PWxD/mChdvpvxqgtw==. Acesso em 02 de ago. 2022.

ALPARGATAS. Estrutura Acionária, 2020. Disponível em: https://ri.alpargatas.com.br/show.aspx?idCanal=KkTICpa+jRWHUZ1zindEyQ==. Acesso em 02 de ago. 2022.

ALPARGATAS. Planilha de Histórico Financeiro, 2021. Disponível em: . Acesso em 03 de ago. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (511.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com