TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Interdisciplinar

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS - 1º SEMESTRE

LUCAS BARROSO LOPO AMARAL

PORTFÓLIO

DISTRITO FEDERAL

2014

LUCAS BARROSO LOPO AMARAL

Trabalho apresentado para as disciplinas Psicologia organizacional e do trabalho e gestão de pessoas; Comportamento, clima e cultura; Metodologia científica com fins de obtenção de nota.

DISTRITO FEDERAL

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO               ______________________________ 3

DESENVOLVIMENTO   ______________________________ 4

CONCLUSÃO               _______________________________ 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado através um levantamento bibliográfico das literaturas dispostas nas referências digitais disponíveis para os alunos do curso superior de tecnologia em recursos humanos, como também, trabalhos e artigos científicos referentes ao tema proposto. Foi consultada a rede eletrônica Scielo para a aquisição de artigos que auxiliassem a construção deste estudo.

A busca foi realizada a partir das palavras-chaves: Estresse Ocupacional, Gestão de Pessoas, Clima Organizacional.

        O objetivo geral atende-se a analisar a situação descrita no artigo “ A angústia da vida executiva” tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.

        O objetivo específico almeja utilizar os conceitos abordados nas disciplinas ministradas ao longo do semestre, visando integrar os conteúdos na construção de um texto.

Desenvolvimento

O processo de organização do trabalho sofre constantemente alterações que são percebíveis ao longo da história. Com isso, uma série de alterações laborais pode estar associada na atuação dos trabalhadores. Fatores como a diminuição de mão-de-obra e terceirização de funcionários favorecem a intensificação do trabalho devido às novas determinações e demandas aos trabalhadores. (LIMA, 2000)

A globalização e a necessidade de concorrência entre as empresas em busca de lucros excessivos tornam cada vez mais crescente a necessidade por funcionários eficientes e qualificados. Sendo assim, é imprescindível que novas formas de abordagem ao funcionário possam ser realizadas objetivando maior produtividade, motivação e satisfação. Todos esses tópicos refletem no desempenho produtivo do trabalhador e, consequentemente, no crescimento da empresa. (ALMEIDA, 2007)

O número crescente de doenças ocupacionais aumentou o alerta das empresas e se tornou uma grande preocupação para os trabalhadores, profissionais da saúde e recursos humanos. Isto porque alterações físicas ou psicológicas estão ligadas diretamente ao desempenho pessoal e profissional de cada indivíduo. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2000)

O estresse ocupacional é um fenômeno ocasionado pelo ampliado número de demandas exigidas ao funcionário Além do esforço braçal de apresentação de resultados, os profissionais encaram a demanda psicológica de exigências quanto ao nível de concentração, interrupção durante os atendimentos e administração do tempo de serviço. (MACHADO, 1996)

O nível de satisfação dos funcionários é refletido diretamente no clima organizacional, visto que o clima é capaz de indicar a satisfação e a dinâmica no ambiente de trabalho. Partindo deste pressuposto, destaca-se o estresse sendo um dos principais fatores que colaboram para a insatisfação dos funcionários, acarretado pelos seguintes fatores: exaustão, não-valorização, as condições de higiene e segurança na empresa, entre outros. (TAMAYO, 1996)

Diante dessa premissa, o trabalho na gestão de pessoas deve se ampliar as situações cotidianas, atentando-se a avaliar as intercorrências da dinâmica do serviço e avaliar o desempenho ocupacional a fim de resguardar e favorecer melhores condições de produtividade e qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, um método de abordagem clínica para avaliar a cultura por meio de um modelo denominado investigação conjunta. Ela consiste em entrevistas clínicas ou encontros com explorações conjuntas entre o investigador (outsider) e informantes (insiders), que vivem o cotidiano da referida instituição. (FISCHER,1996)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com