TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Aprendizagem Administração

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

ORIENTAÇÕES-Atividades de Aprendizagem-Teoria da Administração I–Novas Questões Unidade I

  1. Explique os conceitos de Administração e Organização. Por que a organização precisa de uma boa Administração? (p. 12, 15 E 16)

A administração é um processo sobre a tomada de decisões, que para ser executado precisa de recursos humanos, financeiros e insumos, com o objetivo de atingir as finalidades de daquele empreendimento, em todo esse processo pauta-se por premissas como o desempenho das funções de planejar, organizar, liderar e controlar. A organização, é a forma como as pessoas trabalham, utilizando o manejo de certos elementos para alcançar um objetivo. Uma organização precisa de uma boa administração porque é ela que vai determinar o sucesso da organização, é uma relação interdependente que uma boa administração maximiza as chances de uma organização alcançar a seus objetivos.

  1. Escreva um texto (máximo de duas laudas) para explicar de que modo sua formação como Administrador Público poderá contribuir para o desenvolvimento do Brasil, do Estado ou da Cidade onde você reside. (p. 20-21 + compreensão geral).

Minha formação como Administrador Público, pode contribuir no desenvolvimento de minha cidade de forma a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação do curso. Vivemos em nossa sociedade um momento histórico cultural em é visível a falta de bons Administradores Públicos, mas, que também não tem um mínimo de esforço para os mesmos se capacitarem para uma gestão ou desempenho aprimorado. A formação em Administração pública, não só traz conhecimentos e desenvolve como ser humano o profissional, mas, também abre a possibilidade de desempenhar um trabalho mais técnico e rigoroso para o fim que se destina, esculpindo as premissas eficiência, eficácia e efetividade no desenvolvimento das atividades humanas.

Unidade II

  1. Os Administradores, de um modo geral, exercem quatro funções administrativas, que são: planejamento, organização, liderança e controle. Explique cada uma delas, dando exemplos de atividades, respectivamente. (p. 32-33)

Planejar é traçar uma estratégia para a organização, um exemplo é escolher quais serão os fornecedores. Organizar é colocar em prática aquilo que foi planejado, por exemplo, entre os fornecedores estabelecer qual tem prioridade. A liderança é saber explorar ao máximo a capacidade da equipe na busca de novos desafios e dosar esses elementos para busca por melhores resultados, por exemplo, entre os fornecedores escolhidos, procurar buscar uma parceria sustentável com as matérias primas utilizada. Controle é fazer todo o monitoramento, de tudo aquilo que você planejou, organizou e liderou, analisando as atividades se estão bem executadas.

  1. Em 1974, Robert l. Katz definiu a três grandes habilidades dos Administradores, que

são: conceituais; interpessoais e técnicas. (p. 42-43)

Sim, segundo o autor o administrador tem que saber lidar e dosar com essas habilidades que são conceituais, interpessoais e técnicas, para que se aprimore a eficácia na organização.

  1. Explique duas dessas habilidades, citando exemplo na área de gestão pública. (exemplos p. 36-37)

Duas das Habilidades necessárias ao Administrador são técnicas e de relações humanas. A habilidade técnica se faz necessário para a gerência de uma área especifica da empresa que


exige um conhecimento mais sólido de uma disciplina; por exemplo, um gerente jurídico de um banco estatal. Já a habilidade de recursos humanos é a forma de como você interage com as pessoas, a maneira de você lidar de eficazmente, criando um ambiente de trabalho Harmônico e prazeroso. Por exemplo, um secretário de recursos humanos de uma prefeitura municipal.

  1. Se você é um Administrador de nível estratégico, qual habilidade deve ser mais bem desenvolvida para exercer essa função? Justifique. (p. 34)

O Administrador de nível estratégico é o que toma as decisões e direciona a empresa, para isso, deve-se ter muito conhecimento das outras duas habilidades interpessoais e técnicas e principalmente a habilidade conceitual, pois precisará interpretar e analisar as inúmeras informações que chegam e direcionando a empresa, com a tomada de decisão, digamos que ele é o capitão de um navio em alto mar, por exemplo. E para isso é interessante que o Administrador tenha um conhecimento denso sobre a matéria como um todo, compreendendo todos os encaixes do quebra cabeça, de forma que, possa identificar e interpretar o ambiente macro em suas decisões.

  1. Em linhas gerais, as organizações são estabelecidas e definidas de acordo com três níveis administrativos: estratégico, tático e operacional.

a) Explique o significado de dois desses níveis, citando exemplo na área pública. (p. 34-35)

Conceitualmente os níveis da Administração são divididos em três: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico, o Administrador é o piloto da organização, ele está em um ambiente adverso, ou seja, hostil, então, é necessário saber lidar com essas adversidades do ambiente externo, altamente volátil, para não se perder dos objetivos estabelecidos. Um exemplo desse caso é o presidente de uma empresa pública Estatal (Casa da moeda). O nível tático é aquele em que está abaixo do nível estratégico, recebendo as coordenadas e colocando em prática as decisões tomadas pelo nível estratégico, o tempo de planejamento é médio, enquanto no nível superior os julgamentos são mais perenes. Um exemplo de nivel intermediário na Administração pública é o dos Ministros na esfera pública federal.

  1. Se você é um Administrador de Recursos Humanos, em qual dos níveis se enquadra? Justifique. (livre)

Um administrador de recursos humanos estaria no nível intermediário porque ele demanda certa autonomia na tomada de decisões no seu ambiente. Aqui podemos vislumbrar que ele é um nível especifico segue as politicas estabelecidas na organização, não tem muito impacto as suas deliberações, até porque ele está ligado verticalmente ao nível estratégico topo da organização e ao nível operacional abaixo.

Unidade III

  1. Analise como as variáveis econômicas, sociais, culturais, tecnológicas, políticas e legais influenciam a administração pública de um país, estado, município ou empresa pública de qualquer natureza. Cite pelo menos um exemplo de como cada variável impacta nessas organizações. (Macroambiente  p. 51-68).

As variáveis econômicas, sociais, culturais, tecnológicas, políticas podem impactar diretamente ou indiretamente uma empresa pública. Na esfera política que inclui leis e regulamentações aplicáveis (normas), deve-se considerar, por exemplo, até que ponto uma mudança abrupta no cenário político nacional (mudança de governo, de partidos ou alterações na legislação) pode afetar a organização. Cenários mais estáveis geralmente são mais favoráveis. Já a variável econômica pode influenciar na capacidade da empresa pública empresa processar com diferentes estágios do ciclo econômico e suas influências nesta, permitem determinar, por exemplo, se é mais vantajoso para a organização o endividamento a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (860.9 Kb)   docx (963 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com