TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade e Aprendizagem

Por:   •  5/3/2022  •  Resenha  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 5

TAREFAS  

Faça as leituras dos artigos listados abaixo e responda as questões correspondentes:

1. Artigo: “Um estudo exploratório sobre colaboração logística em um grande varejo

supermercadista”, disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/prod/2010nahead/aop_200706077.pdf

- Em sua opinião, quais as principais ações para implementar um processo logístico colaborativo?

Minha opinião compactua bem com alguns itens da pesquisa aonde formar uma cadeia de confiança voltada para um processo colaborativo dos dois lados é a melhor maneira. Como Ambev fomos os grandes fornecedores dos supermercadistas, fornecendo vários produtos de bebidas a eles e temos muitos processos em comum aonde podemos nos capacitar e tornar no modelo mais colaborativo. Hoje fazemos para grandes clientes a entrega com nossa frota para auxiliar a entrega e com isto ainda encontramos muitos problemas, pois os clientes não entendem como isto sendo colaborativo e ficamos várias vezes com nossa frota parada aguardando descarga devido a normas do próprio cliente para este recebimento. Entendo que se pegarmos vários itens citados no artigo e colocarmos na mesa com nossos clientes poderemos formar uma cadeia de logística colaborativa. Ideias como utilizamos nossas frotas para entrega de não só nossos produtos em determinados locais de mais difícil acesso ou de acesso limitado pode fazer com que tenhamos menos concorrência nas descargas e criamos uma rede colaboração, pois também citado no artigo ações conjuntas visando estratégia e entendimento de dificuldades ou limitações do cliente como demostrado no “quadro 2 Elementos de colaboração avaliados na parceiras”. Eu tive uma grande experiência não com setor supermercadista, mas com revendas que possuímos os nossos produtos. Vou dissertar um pouco para ilustração. Tínhamos uns grandes números de reclamações de vários revendedores que eram atendidos pela Cervejaria aonde era gerente logística e qualquer problema que ocorria era gerando um grande estresse com o time de vendas e isto tornava cada vez mais difícil qualquer negociação para ação de vendas entre outras coisas. O Primeiro passo foi participar de uma reunião dos revendedores com time de vendas para ouvir diretamente dos revendedores as principais reclamações que via de atendimento prazos a priorização de outros carros na frente do deles na Cervejaria. Anotado todas as reclamações, seguimos a reunião com o objetivo de tratarmos os problemas de forma conjunta sendo transparente na montagem das ações e nesta hora vimos que ficaram mais ações para os próprios revendedores que diretamente para Cervejaria uma vez que eles não tinham conhecimento dos nossos processos e simplesmente ouviam as reclamações do seu pessoal de linha frente. Definimos os prazos destas ações e fomos fazendo o follow up de cada uma delas ao logo do período até a chegada da próxima reunião. Começamos a colocá-los mais a par dos nossos problemas ocorridos na produção e com isto criamos uma cadeia de confiança aonde definíamos metas conjuntas e as alcançamos juntos. Em um ano conseguimos colocar regional de vendas, a Cervejaria e duas revendas como melhores da Cia. Acredito muito neste modelo de colaboração.        

 

2. Artigo: “O óbvio ignorado: custos internos de transporte e a geografia das exportações no

Brasil”, em anexo.

 

- O país vem perdendo competitividade no mercado global em função de falta de infraestrutura. Como

a redução no custo do transporte pode contribuir para a corrente de comércio e para o saldo da

balança comercial? O Transportes tem um grande peso nos custos e despesas de um produto e quando falamos de exportação no qual temos vários fatores que colocam mais complexidade nestes transportes se não bem acompanhado temos valores muito altos desnecessários para tal. O Artigo “O óbvio ignorado: custos internos de transporte e a geografia das exportações no Brasil” Passa o quão complexo é para termos o básico que são dados confiáveis para mensurar este impacto total na balança comercial, mas nele também tiramos muitos pontos a serem observados e de grande impacto como nossos modelo de transporte muito voltado para rodovias e as mesmas não tem tão boas condições para isto, nossa pouca infraestrutura para outros transportes como fluvial e ferroviário. Toda redução destes custos aumentando a infraestrutura de vários tipos de transportes ainda mais com nosso perfil de exportação de matérias primas e grande pesos e tamanhos o impacto nos valores seriam bem relevantes.

 

- Por que os investimentos em infraestrutura tão necessários para a redução do custo Brasil não estão

aderentes com a velocidade de resposta que o mercado exige?  Sem entrar muito no debate político, mas ele precisa ser levando em conta para este caso, falta direcionamento e priorização para que seja feito este investimento, pois a mais votos em questão com outras demandas que estes projetos e inclusive um citado no texto o “Plano Nacional de Logística”. Acredito que iremos conseguir grandes avanços com mais iniciativas publico privadas e com legislações com menos protecionismo e aplicação em infraestrutura que realmente sejam aplicadas para estes fins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com