TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Externa

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Auditoria Externa

Uma auditoria e externa é uma análise independente das demonstrações financeiras feitas pela empresa, normalmente são feitas porque a lei exige, principalmente as que negociam suas ações em bolsa, transmitam segurança aos acionistas.

Diferente da auditoria interna, na externa o auditor é independente, contratado exclusivamente para esse fim.

O objetivo é garantir que os registros fornecem uma imagem verdadeira, fazendo com que tenha maior credibilidade, e identificar possíveis problemas que possam colocar em risco sua saúde financeira. Ela atende principalmente aos interesses de investidores e instituições bancárias que pretendem injetar recursos na empresa e querem garantir que estão fazendo uma boa escolha. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações, os futuros investidores exigem que essas demonstrações sejam examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.

Finalidade 

Sua finalidade é verificar se as demonstrações estão corretas em relação à posição financeira e econômica da empresa, demostrar ao mercado a transparência e veracidade das informações. Não é seu papel fundamental detectar fraudes, embora isso possa ser apenas uma consequência da análise feita.

Auditoria Externa no melhoramento do processo:

Além de fornecer informações para o público externo, as informações obtidas pela auditoria externa podem ser extremamente úteis para a própria administração da empresa, pois também pode ajudar no melhoramento dos sistemas e procedimentos contábeis, já que é uma oportunidade de saber os pontos fortes e fracos do sistema. Assim com a investigação, o auditor poderá ajudar e recomendar formas de melhorar seus sistemas.

Gestão de qualidade da auditoria externa:

A gestão de qualidade da auditora externa, tem como finalidade fornecer um selo internacional de qualidade ISO 9001 para as empresas que seguem corretamente as normas.

 O selo da ISO 9001, é um selo muito desejado para empresas que querem crescer de patamar, e de suma importância paras as empresas de pequeno porte, pois quando essa, adquire o selo, ela poderá subir de nível.

As empresas que possuem o selo, demonstram que seus colaboradores e funcionários, zelam pelo serviço e ou produto, mas principalmente pelo cumprimento de legislações de toda e qualquer exigência de caráter normativo. Ela também passa a ser uma referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional, pois o elemento chave é a satisfação do cliente.

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação da ISO 9001, a organização obtém economia de tempo, recursos humanos e de insumo. A análises dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (377.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com