TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Independente

Por:   •  26/5/2023  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

1.2.4. Independência

A Auditoria Independente é uma atividade realizada por auditores independentes, cujo objetivo é verificar e avaliar as demonstrações financeiras de uma empresa. Essa atividade busca garantir que as informações financeiras divulgadas pela empresa sejam confiáveis e reflitam a realidade econômica da organização.

Para que um auditor seja considerado independente, ele não pode ter nenhum interesse financeiro direto ou indireto na empresa auditada, nem pode ter relacionamentos pessoais ou profissionais que possam comprometer sua objetividade. O auditor deve manter uma postura imparcial e crítica em relação aos processos contábeis e financeiros da empresa auditada, e deve realizar sua auditoria de acordo com as normas e padrões contábeis e regulatórios.

Além disso, os órgãos reguladores do mercado financeiro impõem uma série de requisitos para garantir a independência dos auditores independentes. Esses requisitos incluem a proibição de realizar serviços de consultoria não relacionados à auditoria para a empresa auditada, a obrigatoriedade de revezamento de auditores a cada período de tempo e a exigência de que a auditoria seja supervisionada por um comitê de auditoria independente da empresa.

Os resultados da auditoria independente são apresentados em um relatório de auditoria, que é divulgado juntamente com as demonstrações financeiras da empresa. Esse relatório contém a opinião dos auditores sobre a adequação das informações financeiras apresentadas pela empresa e sua conformidade com as normas contábeis e regulatórias.

A auditoria independente é uma atividade importante para garantir a transparência e confiabilidade das informações financeiras das empresas, o que é fundamental para a tomada de decisões dos investidores e para a manutenção da integridade do mercado financeiro. Além disso, a auditoria independente é exigida por lei em muitos países e é um requisito para a listagem de empresas em bolsas de valores.

REFERÊNCIA

IMONIANA, Joshua O. Auditoria - Planejamento, Execução e Reporte. Grupo GEN, 2018. Páginas 33 e 34

IBEIRO, Osni M.; COELHO, Juliana Moura R. Auditoria fácil. Editora Saraiva, 2013. Página 19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com