TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Contextualizada

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

OS GOVERNOS DO BRASIL

NOME: Eduardo Caetano da silva júnior

MATRICULA: 07033814

CURSO: Administração

 

 A história do Brasil tem passado por diversas transformações desde seu início, e nesse período tiveram também vários momentos com a administração pública, que ficaram marcados ao longo da história, como no final da década 20 que vinha sendo predominante com República do café com leite, com a alternância de poder entre os paulistas e os mineiros, a República velha que vai até 1930.

 Na década de 30 Getúlio Vargas assume o poder, havendo uma mudança na forma de conduzir a administração pública, com a criação da administração do serviço público, que tinha como característica uma estrutura da burocracia. Que se destaca-se com profissionalização dos serviços, ou seja, direitos trabalhistas, a criação do salário mínimo. Após um golpe militar Vargas deixou o poder em 1945, resumindo em 1950 até 1954, quando teve fim com sua morte.

 Aconteceu a ditadura militar entre 1964 a 1985, ate chegar a eleição de Fernando Collor no ano de 1989 com o partido PRN. O partido de Fernando Collor defendia a diminuição da intervenção do Estado na economia. Uma de suas principais características em relação à administração pública, foi que ele abriu as portas para o mercado exterior, com isso estimulava a concorrência entre as empresas. Tentou combater a inflação e deu início a privatização das empresas, seu mandato acabou em 1992 com escândalos de corrupção.

 Em 1995 Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência com o partido PSDB, um dos traços mais marcante foi a criação do plano real que teve como característica a unidade (REAL) de valor, e a implantação da nova moeda. Um ponto central do governo FHC, foi a estabilidade econômica com o controle dia gastos públicos. O PSDB teve sua quebra de hegemônica em 2003.

 O PT assumiu a hegemonia em 2003, com o presidente Lula, com características de reduzir a inflação a 5,90%, com o ponto central de seu governo reduziu a pobreza e a desigualdade social. Retomou o crescimento do país. O PT teve sua hegemonia por 14 anos, interrompido pelo o impeachment. O PT tentou continuar no poder com o Fernando Haddad, mas perdeu o então atual presidente Bolsonaro.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com