TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo

Por:   •  29/4/2020  •  Dissertação  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

A Administração pública no Brasil vem passando por diversas transformações desde o início da história do Brasil até os anos 30 em que predominava a Administração Patrimonialista havendo uma mistura dos bens privados com os bens públicos. Essa “quebra” sequencial de filosofias de governos/partidos que seguiram no poder por muito tempo ocorreu ao longo da história do Brasil com base entre a luta da esquerda e da direita. Assim temos uma evolução na histórica da Administração Pública no Brasil essa troca é importante, pois faz com que contribua diretamente para crescimento do país e beneficiamento para a população.

Um dos momentos de quebra de governos e partidos que podemos citar foi a eleição do político Fernando Collor de Mello na eleição de 1989 pelo recém criado PRN (Partido da Reconstrução Nacional) com a finalidade de lançá-lo à Presidência da República. De caráter liberal o partido defendia a diminuição da intervenção do Estado na economia. Ao tomar posse em 1990 Collor abriu as portas para o mercado exterior estimulando a concorrência entre as empresas; reduziu impostos sobre produtos importados facilitando a entrada destes no Brasil; iniciou o processo de privatização das empresas estatais. Com o objetivo de combater a inflação e estabilizar a economia bloqueou poupanças acima de 50.000 cruzeiros sendo considerada uma das medidas antipopular do seu governo o que resultou em insatisfação geral da população brasileira.

A Administração Pública adotou o modelo burocrático com o objetivo de organizar as suas funções, implementando hierarquia, impessoalidade, formalismo a fim de combater o patrimonialismo e personalismo da Administração Patrimonialista. Contudo, ao longo do tempo com os vícios da burocracia entre eles o excesso de regras e papeladas no Brasil no final da década de 90 surgiu um novo modelo de Administração: a Administração Gerencial buscando retomar as virtudes da burocracia no seu sentido puro- o formalismo, a impessoalidade e o profissionalismo aliado a novos conceitos como eficiência, eficácia e flexibilidade . Isso ocorreu no governo do Fernando Henrique Cardoso que continuou a adotar as políticas neoliberais iniciadas por Collor como privatizações, diminuição da intervenção do Estado na economia em relação à Administração Pública.

Com isso a administração púbica teve outras mudanças, como o de Governo no final da década de 20 da República do Café com Leite para o Governo de Vargas pois na República do Café com Leite, somente governadores de Minas Gerais e São Paulo eram escolhidos e Getúlio Vargas era do Rio Grande do Sul. Em 2003 Luiz Inácio Lula da Silva veio representar o Nordeste brasileiro, vindo da cidade de Caetés, Pernambuco, seu mandato durou até o ano de 2011. Substituído por Dilma Rousseff se tornando a primeira presidente mulher no Brasil, com o mandato interrompido em 2013, seu vice Michel Temer assumiu até as eleições de 2018, com a vitória de Jair Messias Bolsonaro que ainda se encontra no poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com