TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BUSCA DO AJUSTAMENTO E DA PRODUTIVIDADE

Por:   •  26/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 7

 A BUSCA DO AJUSTAMENTO E DA PRODUTIVIDADE

O tema do ajustamento humano, é um dos mais discutidos e estudados dentro a psicologia contemporânea. Ela portanto é uma preocupação quando se quer obter um nível de bem estar. Porem nem todas as teorias que se baseiam em organizações tem dado importância a esse aspecto. Estas teorias poderiam ir mais além das fronteiras técnicas e introduzirem colocações importantes de autores.

Está evidente então, que o homem traz consigo ao nascer suas vocações de ajustamento e a produtividade, usa também seus sentimentos e sensibilidades para concretizar seus ajustamentos

As formas de comportamento que buscam o ajustamento, podem ser ou no apropriadas, porém é de suma importância e deve- se levar em consideração, para que haja entendimento não só de nós como dos outros também.  Primeiramente e muito importante saber o que e quais motivos levaram a aquele problema. Depois deve-se entender os problemas que dizem respeito ao desenvolvimento psicológico do próprio ser humano e também pelos comportamento que individuo teve diante os problemas tentando vence-los. Quando se consegue entender este contexto fica fácil de lidar com as pessoas causadoras de incômodos na sociedade tanto familiar, sociais.

Quando se fala em ajustamento deve- se levar em conta os comportamentos patológicos e anormais. A técnica moderna veio para contribuir no ajustamento do homem, porem ela e falsa. O psicólogo Meignez acredita que em situações empresariais os homens tem mais problemas nos comportamento naturais, do que as maquinas problemas nos seus funcionamentos artificiais. Para ele o uso das técnicas deformou a nossa compreensão dos problemas e condutas humanas.

Os administradores e organizadores analisavam seus estudos através de mecanismos velhos fora de moda e acabaram por renunciar e utilizar mecanismos mais elaborados, porem que também não chega a ser uma solução para o ajustamento humano. As faltas de iniciativas e as dificuldades de comunicação sabotagem são respostas talvez de uma condição de trabalho. Com a evolução contemporânea as empresas tendem a ser mais rígidas com os trabalhos, porem muitos empregados não são capacitados, então as empresas fazem treinamentos para conseguirem ter funcionários capacitados com técnicas boas. Algumas empresas sofrem críticas pelo simples fato, de querem agir antes de treina-los, isso poderá trazer prejuízos e problemas organizacionais.

Para ter uma melhor compreensão das pessoas precisamos de padrões que nos sirvam de guias na forma de se pensar e praticar. A psicologia também emite diagnósticos dos comportamentos de forma aleatória.    

Durante muito tempo a psicologia sofria marcas filosóficas, e conceituava normalidade, como se um ligamento direto com a natureza. Seria então normal quanto mais ela se aproxima-se do padrão da natureza humana. Segundo a posição estatística, pode-se conceituar, quanto mais frequente algo ocorrer, mais normal ele será. A normalidade, está diretamente ligada, ao ajustamento do consciente, parte de si mesmo e de suas próprias percepções, tais como, suas características, os acontecimentos e circunstâncias pessoais e sociais.

 Portanto mesmo que se afirme que os indivíduos são normais, há variações do comportamento que só podem ser analisadas juntamente com os acontecidos ou situações adversas que alteraram seu comportamento, porem sua personalidade também estará relacionada com os acontecidos, mesmo que ela seja um fator inato. Deve-se então estar sempre ajustado para compreender e atender as necessidades motivacionais e pessoais de forma inteligente e eficaz.

 Para ter melhor compreensão do comportamento humano, é necessário que se conheça as situações e frustações passadas. Na motivação a frustação, é um fator que fica entre o alcance de objetivos anteriormente pretendidos.

A frustação porem se torna um degrau muito elevado, que o indivíduo deve conseguir passar. Para os psicólogos as frustrações são representadas por um incentivo negativo, com isso e necessário que haja mudança no comportamento para superação. Há frustações que impedem o ser humano de desempenhar seus próprios papéis, outras que aborrecem as pessoas e também frustações intensas que coloca em risco a integridade da estrutura e da personalidade criando aquilo que a psicologia trata como trauma.

A improdutividade dos funcionários provem muito das frustações ocorridas pessoalmente ou até mesmo com os amigos de trabalhos chefes e supervisores. Com isso muitas vezes se tem conflitos que geraram péssimos resultados a empresa e aos seus funcionários.

Harry Levinson, acredita que, não se deve nunca ignorar um conflito por mais pequeno que ele seja. Deve-se também ajudar resolver todos os problemas, e não esperar que eles se resolvam sozinhos. Se você está envolvido no conflito, pergunte a alguém confiável pra pedir opiniões.

Então pode-se tentar se autopoliciar-se para evitar a novos casos de desajustamentos e frustações, e tentar resolver todos muito bem para que não haja infelicidade e improdutividade.

O conceito de ajustamento significa, ajustar, adaptar-se, amoldar-se. O ajustamento e auto realização, quer que os indivíduos aceitem as diferenças, e reconheçam, que as dificuldades interpessoais não são obtidas por violência e sim pela comunicação. Todo indivíduo está continuamente envolvido em atividades, buscando se ajustar acertas circunstancias sociais e ambientais, porem os vários tipos de comportamento que podem exibir a busca de ajustamento variam de um indivíduo para outro.

Uma das maiores dificuldades é demarcar quais ações exprimem o falso e o verdadeiro ajustamento. Os comportamentos que exprimem verdadeiro ajustamento, é quando o elemento consegue considerar certa frustação de maneira racional e amadurecida e a superação do conflito o indivíduo tem visão clara a respeito das suas necessidades da real dificuldades representada nos obstáculos. Já os ajustamentos falsos caracterizam, quando o elemento considera a frustação emocional subjetiva e imatura, a visão citada acima se deforma nesse ajustamento, e a pessoa passa avaliar mal.

Hepner subdivide em duas classes o ajustamento; Ataque direto, e quando os impulsos de ajustamentos encontram a frustação, batem sobre ela e volta pra o indivíduo e com isso ele consegue ter um diagnóstico de seu ajustamento. Atitudes substitutivas de valor positivo, e quando o indivíduo se conscientiza que a causa do fracasso não reside nas suas deficiências e sim no objetivo que se quis alcançar.

Os mecanismos de defesa, a angustia tem importância, pois com ela, os indivíduos vão apresentar variais reações de defesa. O mecanismos de defesas soa utilizados, higienicamente pela própria vida psíquica, tentando evitar os desgastes das frustrações ocorridas. Afirma-se então que os mecanismos são benéficos quando eles diminuem o fator de ansiedade e angustia, com isso evitando o stress psíquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com