TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Burocracia

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

BUROCRACIA

        A burocracia pode ser definida como um tipo de organização ou estrutura organizada composta por regras e procedimentos preestabelecidos, divisão de responsabilidades e de trabalho. O termo “burocracia” apresenta um sentido pejorativo, sendo relacionada às suas disfunções e aos defeitos do sistema, entretanto Max Weber, sociólogo alemão, propôs um modelo de organização idealizado, no qual a burocracia se caracteriza por ser uma organização baseada na racionalidade administrativa, ou seja, na adequação dos meios aos fins pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência no alcance desses objetivos. Weber criou um esquema de organização burocrática ideal constituída por três características que formam as organizações formais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. No modelo de Weber, a burocracia é uma espécie de sistema racional-legal, o que dá ênfase à fidelidade aos regulamentos, ao procedimento correto e às jurisdições definidas.

A burocracia surgiu com o intuito de controlar o desperdício e se sustentou sob o pretexto de eficiência. Fora pressuposto que papeis bem definidos e tarefas especializadas eram suficientes para garantir a estabilidade. Atualmente a definição de burocracia possui uma conotação negativa, sendo popularmente conhecida pelas anomalias do sistema e associada à ideia de inflexibilidade, hierarquização, especialização e impessoalidade nas relações.

DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA

        Para Weber, a burocracia é uma organização que se sustém na previsibilidade do sistema e do seu funcionamento, cujos resultados se resumem a consequências previstas e imprevistas, sendo esta última uma anomalia, uma imperfeição da burocracia, ou seja, uma disfunção. As disfunções residem no fato de que a burocracia não considera a organização informal e não demonstra preocupação com as diferenças individuais entre as pessoas, o que introduz variações no desempenho das atividades organizacionais. O comportamento burocrático causa a disfunção da burocracia, tornando-a inflexível, lenta nos procedimentos, demasiadamente formal, resistente a mudanças.

Entre as principais disfunções da burocracia se encontram:

  1. Excesso de Normas
  2. Excesso de Formalização, Rotinas e Registros
  3. Excesso de Autoridade; Centralização de Poder; Abusos
  4. Despersonalização do Relacionamento
  5. Resistência às Mudanças
  6. Impessoalidade dos Relacionamentos
  7. Conformidade às Rotinas
  8. Excesso de Documentação e Papel
  9. Restrição de Comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com