TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CELERIDADE NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

Por:   •  23/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM DIREITO

ADRIANA DIAS SCHNEIDER

JANDIR ANORTE

A CELERIDADE NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

CANELA, FEVEREIRO  DE 2017

ADRIANA DIAS SCHNEIDER

JANDIR ANORTE

A CELERIDADE NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

Projeto de Pesquisa apresentado como critério parcial de avaliação da disciplina de Seminário de Pesquisa, curso de Ciências Jurídicas e Administração de Empresas, da universidade de Caxias do Sul, RS.

Professor: Dr. Luis Carlos Trombetta

CANELA, FEVEREIRO DE 2017.

SUMÁRIO

1         INTRODUÇÃO         3

2         TEMA         4

3         DELIMITAÇÃO DO TEMA         4

4         FORMULAÇÃO DO PROBLEMA         4

5         HIPÓTESES         4

5.1         HIPÓTESES BÁSICA         4

5.2         HIPÓTESES SECUNDÁRIAS         5

6         OBJETIVOS         5

6.1         OBJETIVOS GERAL         5

6.2         OBJETIVOS ESPECÍFICOS         6

7         JUSTIFICATIVA         6

8         METODOLOGIA         7

9         EMBASAMENTO TEÓRICO         7

10         CRONOGRAMAS DE EXECUÇÃO         12

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 13

APÊNDICE A – PLANO PROVISÓRIO ................................................................... 14


1 INTRODUÇÃO

A história da sociedade brasileira é marcada por muitas contradições em sua constituição. Desde a chegada do Estado português nestas terras temos visto que a burocratização de todos os fluxos e ou pedidos protocolares geram inúmeras voltas até que chegue ao seu destino final. Neste processo estamos acompanhando muitos debates interessantes que reproduzem certa insatisfação da sociedade em relação à morosidade das coisas ou despachos do Estado em relação aos pedidos dos cidadãos e das cidadãs.

O panorama relatado no parágrafo anterior nos remete a questão da burocracia ou da falta de celeridade no atendimento das demandas populares. Este fenômeno, além de social, educacional e cultural, respinga no mundo jurídico e exiges dos operadores do direito e dos próprios legisladores ações objetivas e eficazes capazes de sanar estas dificuldades.

O que temos visto ultimamente é tentativas com o intuito de dar maior velocidade e efetividade aos pedidos da cidadania. Com a intenção de atender estes clamores é que foram criados os Juizados Especiais para tentar desafogar a justiça comum, reduzir o tempo, custo e acúmulo de demandas que emperram de modo incurável a justiça brasileira.

A Lei 9.099/95 veio para tentar dar uma rápida resposta ante a solicitação dos serviços do judiciário pelo individuo comum, atendendo assim uma minoria reprimida e minorar os efeitos gerados pelo que se chamou de litigiosidade contida.

Com isso vamos recorrer, de forma breve, a origem e a finalidade de criação dos Juizados Especiais Cíveis, desde as raízes fincadas na Lei dos Juizados de Pequenas Causas, n.º 7.244/84, bem como a sua destinação a se prestar como um mecanismo de acesso à justiça de forma democrática, célere e eficaz.

Neste sentido, deverá ser observada a perspectiva dos princípios basilares dos Juizados Especiais Cíveis, no que tange às suas principais características, delimitações e inexorabilidade para o processo nestes Juizados, bem como sua aplicabilidade no âmbito desta Justiça Especializada, para que se alcance a solução dos processos com celeridade aliada à presteza jurisdicional.

É neste ponto que focaremos unicamente no princípio da celeridade, proposta na Lei 9.009/95 e representa grande fundamento da criação dos Juizados Especiais Cíveis. Tal fundamento se pauta no objetivo de simplificar a solução dos litígios de menor complexidade, os quais são da competência dos Juizados Especiais Cíveis, garantindo ao jurisdicionado uma prestação jurisdicional de forma tempestiva e efetiva.

Neste projeto de pesquisa, além do tema, pretendemos apresentar sua delimitação, a formulação do problema, hipótese, objetivos, justificativas, metodologia, embasamento teórico, cronograma de execução, referências bibliográficas e plano provisório.

2 TEMA

A CELERIDADE NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Juizados Especiais Cíveis Estaduais após entrar em vigor a Lei 9.099/95.

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Descrever os principais elementos que demonstram que a aplicação da Lei 9.099/95 poderá garantir maior celeridade na solução dos litígios envolvendo as diferentes partes da sociedade brasileira nos últimos anos.

5 HIPÓTESES

5.1 HIPÓTESE BÁSICA

A criação dos Juizados Especiais Cíveis teve como escopo facilitar o acesso dos cidadãos à justiça para resolver causas de menor complexidade com maior celeridade e menos formalismo e o Novo Código de Processos Civil foi desenvolvido para tentar promover a agilização do sistema judiciário. Todavia para sanar ou regularizar eventuais vícios para prosseguimento feito sem a sua extinção sumária.  

A priorização da Celeridade em detrimento da análise cuidadosa do mérito, portanto das preocupações com Justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com