TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  3/12/2017  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Administração Pública - UAB/UECE - Polo Brejo Santo

DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA

PROFESSOR: EMANUEL FREITAS

TUTOR A DISTÂNCIA: AUDÍSIO SANTOS DIAS

JOSÉ NILTON DA SILVA JUNIOR

ATIVIDADE 1

BREJO SANTO – CE

SETEMBRO/2017

ATIVIDADE 01

Vimos, na Unidade 1, as definições de “poder” e suas caracterizações. Uma delas, e talvez a mais importante, é a sua dimensão “ideológica”. Assim, a partir da leitura do material didático, construa, com suas próprias palavras, um texto dissertativo definindo e analisando as formas como esse poder se manifesta em nossa sociedade contemporânea, tomando como base algum tópico da “Reforma Trabalhista” em curso de aprovação no Congresso Nacional, tentando identificar o que de ideológico existe na referida reforma. O texto deverá ter entre 25 e 30 linhas, espaço 1,5, fonte TNR, tamanho 12.

Reforma trabalhista: O poder ideológico das partes

        As relações trabalhistas encontram-se em atrito atualmente por conta de reforma trabalhista votada no Congresso Nacional e Senado Federal, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017. As primeiras leis trabalhistas do nosso país são datadas de 1891, muitos anos antes da lei mais conhecida utilizada até os dias atuais, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

        É bom lembrarmos que o trabalho digno é um direito, garantido pela Constituição Federal, apesar de termos milhões de desempregados. A lei trabalhista brasileira nunca foi tão debatida antes como nos últimos meses, pois com o uso do poder ideológico tentou-se a qualquer custo aprovar a reforma trabalhista, como também teve os que não queriam tal aprovação e fizeram uso do mesmo artifício. Os que defendem argumentam que a legislação precisa se adequar às novas relações de trabalho, pois uma legislação muito antiga não pode retratar a sociedade na era da informação, já os que são contra justificam que a reforma irá tirar os direitos dos trabalhadores, sendo a destruição da CLT.

Em meio a esse debate exacerbado de ideias, estão os formadores de opinião da mídia e os políticos que defendem seu lado veementemente. A mídia brasileira em sua maioria não é formada por profissionais imparciais, assim torna-se muito comum, emissoras de televisão defenderem aprovação de leis, usando o pretexto de que estão defendendo o povo, contudo os benefícios acabam sendo para uma minoria privilegiada.

Os políticos, representantes do povo, fazem uma batalha ideológica para induzir o cidadão, a defender os posicionamentos deles. Assim sendo, os partidos de esquerda, direita, centro e os extremos usam da ideologia para se autopromover. Os eleitores ficam confusos e revoltados diante dessas situações, as redes sociais são prova disso, a temática comentada intensamente foram as especulações sobre a reforma que estavam em apreciação e votação pelos parlamentares, principalmente a trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (591.6 Kb)   docx (590.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com