TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6


  1. INTRODUÇÃO

No mundo empresarial a comunicação e relacionamento interpessoal são de extrema importância dentro de uma empresa. A comunicação organizacional é um processo que estabelece a relação entre as pessoas e unidades de uma empresa. O sistema organizacional se torna viável através do sistema de comunicação nele existente, permitindo a sobrevivência da empresa, daí a importância da comunicação para o desenvolvimento de uma organização.
A comunicação pode se apresentar de diversas formas, que variam com os elementos, o contexto e tipo de comunicação.

Com base nisso, veremos neste trabalho o processo passo a passo e as atividades de comunicação feitas com os investidores, realizados por duas organizações. Veremos a ferramenta de gestão que mais se adequa à essas organizações.

Discutiremos também sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, considerando tanto a perspectiva dos clientes internos quanto externos, levando em conta a importância para a sociedade da transparência e coerência entre discurso e prática das empresas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Como podemos perceber, a imagem da empresa é muito importante para a sobrevivência da mesma. Para ter uma imagem formada é necessário transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores da boa vontade de sua empresa. Em decorrência disso, tem se discutido a relação entre empregado/empregador. Assim, este texto trata da importância da comunicação interna e externa para as instituições, as estratégias usadas por ela para o bom relacionamento com seus funcionários, a eficiência da comunicação com o público interno e externo.

A comunicação está presente em todo momento na nossa vida, de um modo ou de outro. Seja para interagir na sociedade, seja como meio de criar uma identidade para a vida ou para um momento específico. Interessante ressaltar que a comunicação é uma prática tão comum, quase natural, como respirar, comer ou se vestir, que às vezes nem nos damos conta de que a estamos praticando. Apenas nos servimos das palavras, dos gestos, do contato, e expressamos o que queremos. Tudo passa pela comunicação, pela interação dos indivíduos da sociedade, sempre medida pela linguagem.

Torna-se às vezes um processo complexo, visto que há uma série de dimensões, por uma série de aspectos. Os problemas de comunicação entre as pessoas vêm exatamente desses aspectos que colaboram para a construção dos relacionamentos entre as pessoas. Ter essa compreensão é entender a dinâmica social feito do contato entre os indivíduos dentro da sociedade.

Ser eficiente no uso da palavra significa tornar comum o que você quer, porém não basta ser claro, é preciso também saber o que se quer, encontrar estratégias adequadas para cada situação de comunicação. O comportamento assertivo buscar fornecer exatamente essas estratégias. Para isso, promove a igualdade, no sentido de que permite a todos se expressarem. Não apenas um fala para que os outros obedeçam, mas há uma troca. Há uma maior interatividade, a qual se pede no mundo moderno. Trata-se de que todos possam expor seu próprio modo de pensar.

Há nos profissionais da área um cuidado constante para que a comunicação seja a mais eficiente, chegar de forma clara ao receptor.

Na BRASKEM, empresa de petroquímica, há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores. Cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem para alinhar as principais mensagens, discutir o que deve ser reforçado entre analistas de mercado e imprensa e avaliar eventuais, e o que pode ser feito para responder aos questionamentos dos colaboradores.

São feitos dois encontros antes do anúncio dos resultados. A equipe de relações de investidores trabalha nos principais pontos e a comunicação só observa. Bimestralmente a empresa publica uma revista com notícias sobre a empresa, sobre seus colaboradores e seus negócios. Isso é feito por um colaborador da área de comunicação que pesquisa nas outras áreas para descobrir e saber dos temas mais importantes. Os temas são avaliados por toda a equipe de comunicação, sendo aprovados pelos mesmos, passa pelo diretor de comunicação.

Para obter uma agenda positiva de comunicação a BRASKEM trabalha com um jornalista, indo atrás de fatos e buscando ser didático.

Já na CPFL, empresa de geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, os relatos vão das mensagens do presidente do grupo nos comunicados a informações oferecidas nas contas de luz aos consumidores. A conta de luz é um dos pontos mais fortes de contato com os clientes, usam disso um meio de passar informações e dicas de segurança. A equipe de comunicação deve ser clara e específica em sua publicação.

Proporciona uma atenção especial a imprensa regional. Para atender aos rádios, os próprios gerentes têm autonomia para se relacionar diretamente com os meios de comunicação locais. Explicando e falando sobre uma interrupção de luz, por exemplo.

Dentro de cada empresa as atividades deve ser bem divididas, devem-se designar as pessoas para execução de tais tarefas, sempre seguindo orientações de seus líderes e gestores.

Neste caso, usaria da espinha de peixe uma ferramenta de gestão para padronizar as empresas. É uma boa ferramenta de comunicação, estabelece a relação entre o efeito e suas causas, possibilita um detalhamento das causas. Uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com