TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso: Superior em Segurança Pública

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto. Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

R: Precisamos analisar a infra estrutura da cidade, projetando o resgate da cultura, assim promovendo assim o turismo.

Eu proporia um projeto na área de infraestrutura, com a construção de museus e espaços dedicados à recepção de turistas, como centros culturais, espaço para eventos de demonstração da cultura local, visando atrair ainda mais turistas, sem perder a identidade cultural do município, alem de criar um calendário de atrações turísticas culturais, datas festivas, apresentações, etc.

O projeto apresentaria as seguintes fases:

a) Fase inicial;

b) Planejamento;

c) Execução e

d) Conclusão.

a) Fase inicial¬ – elaboração do projeto, identificando as necessidades e oportunidades, buscando a potencialidade que os recursos da cidade oferece e determinando os objetivos e metas s serem alcançadas.

b) Planejamento – elaborar um calendário com as datas festivas da cidade, junto com comemorações estaduais e nacionais, ampliando as festividades da cidade, com algo que venha atrair o público que por ali desejam passar, capacitando a equipe que for trabalhar direto com o público alvo;

c) Execução – esta direcionada para cada fase de execução do projeto, envolvendo todas as equipes do projeto, para que assim elas trabalhem de uma forma homogênea visando o objetivo principal do projeto, utilizando-se de recursos materiais e humanos e efetuem o projeto em pauta.

d) Conclusão ¬– Elaboração de relatórios e transferência dos resultados finais do projeto e; emissão de avaliações globais sobre o desempenho da equipe do projeto e os resultados alcançados.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

R:

-Liderança

-Iniciativa

-Criatividade

-Empreendedorismo

-Persuasão

-Comunicação

-Negociação

-Espírito de Equipe

-Cooperação

Liderança segundo LEANNE(2012):

“Gosta de ter um conhecimento superior das questões em jogo. Consegue ter, então uma visão para resolver as questões e identificar passos para progredir em direção aos seus objetivos.”

No meu conceito de liderança, é estar trabalhando juntamente com a equipe, sabendo todos os pontos e podendo direciona-los para alcançar um objetivo comum.

Iniciativa segundo HILL(2013):

'Iniciativa Pessoal' é o dínamo que coloca a faculdade da imaginação em ação. No Processo de transformar o grande propósito definido de alguém em seu equivalente físico, ou financeiro. Se você mira o sucesso acima da mediocridade, você precisa aprender a agir de acordo com a sua própria 'Iniciativa Pessoal', porque o seu sucesso é algo que você precisa atingir por si mesmo, sem alguém lhe dizer o que fazer, ou como fazer.

Sem iniciativa não há pro atividade. Iniciativa é imprescindível para o suesso, pois um gestor mais do que tudo, precisa da iniciativa para buscar qualidade, e tudo que deve ser aplicado em um projeto bem estruturado.

Criatividade

Uma aptidão para criar ou inventar; capacidade de produzir uma coisa que não existia; engendrar, inventar, fundar, estabelecer e fazer nascer; ou ainda um processo de formular idéias e hipóteses, testando-as e comunicando os resultados. Além disso, criatividade também pode ser a produção de uma idéia, um conceito original, útil que satisfaz tanto o seu criador quanto outras pessoas durante algum tempo. (ARAUJO,2010)

Nenhum gestor pode ser um empreendedor, ou levar umprojeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com