TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Por:   •  26/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

MÓDULO I – COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

PROF.ª MARCIA PEREIRA

NAYARA DE MEDEIROS ARAÚJO

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: FOCO NAS EQUIPES

JOÃO PESSOA

2022

1. INTRODUÇÃO

A Comunicação e o Relacionamento Interpessoal são habilidades necessárias para o mercado de trabalho, organizações e nossas vidas. O modo como nos relacionamos com as pessoas é um dos fatores mais importantes para manter um bom clima organizacional. Isso se dá porque as organizações são feitas de pessoas que precisam se articular, se comunicar. Isso significa que o maior capital de uma empresa é feita de gente, colaboradores, diretores, independente dos níveis hierárquicos. O trabalho requisita convivência com colegas, com superiores, clientes e sempre deve haver uma forma de conciliação sobre os interesses pessoais com os objetivos das organizações.

Vamos abordar como a comunicação e os relacionamentos interpessoais interferem diretamente nas equipes e o quanto é importante manter e criar uma boa comunicação e relacionamento interno.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 COMUNICAÇÃO

Segundo o dicionário DICIO, a palavra comunicação significa “Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações.”. A comunicação é uma habilidade, fundamental, para se sobressair e crescer no mercado e na carreira.

No E-Book da série “Comunicação é tudo – Comunicação empresarial” vamos falar dos elementos do processo de comunicação:

• Emissor ou remetente: é quem transmite a mensagem;

• Receptor ou destinatário: é quem recebe a mensagem, o destinatário;

• Mensagem: é a informação propriamente dita;

• Codigo: é a modificação da expressão de uma mensagem emitida ao receptor;

• Canal: é o meio pelo qual a mensagem vai ser transmitida;

• Ruído: interferências e ou acontecimentos que atrapalham no processo da comunicação;

• Feedback: é o retorno da mensagem do receptor ao emissor;

• Contexto: é um conjunto de circunstâncias que nos ajuda a compreender mais assertivamente;

De acordo com a monografia de Kendra Mandina em “Comunicação Empresarial, Uma Ferramenta Estratégica – Rio de Janeiro - 2010”, comunicação pode ser dividida por comunicação verbal, não verbal, escrita e visual e é a responsável pela emissão das mensagens entre pessoas.

• Verbal: é a linguagem realizada através da fala, ou até na língua dos sinais (libras);

• Não Verbal: Já essa é realizada através da linguagem corporal como, por exemplo, gestos e expressões faciais para emitir a mensagem para alguma pessoa;

• Escrita: é a linguagem que se realiza através da impressão de símbolos, um exemplo são as letras, números, hieróglifos, para transmitir a mensagem;

• Visual: essa é muito simples de compreender. A comunicação visual refere se a utilização de imagens, fotos, desenhos, tabelas, gráficos, arte, para emitir uma mensagem.

2.2 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO (E-Book Da Série “Comunicação É Tudo – Comunicação Empresarial)

Quando estamos no processo da comunicação podem existir eventos que podem afetar a emissão das informações. Isso é chamado de BARREIRAS. E são elas:

• Barreiras psicológicas ou emocionais: elas aparecem através das emoções, crenças, valores e filosofias. Um exemplo clássico é falar sobre religião, política, temas polêmicos, normalmente, assuntos assim podem limitar e ou dificultar a comunicação entre os envolvidos;

• Barreiras físicas: são acontecimentos ou interferências realizadas no ambiente em que a comunicação está sendo realizada. Como barulhos, a distância, ruídos, conversas paralelas. Também pode ser problemas físicos dos envolvidos, surdez, gagueira, sons que interfiram na compreensão ou dificultar na comunicação;

• Barreiras semânticas: é quando tem discordância sobre as palavras que estão sendo usadas na comunicação e isso acontece, geralmente, quando as pessoas envolvidas no processo da comunicação possuem culturas diferentes, jargões da área profissional ou, por exemplo, expressões específicas de cada região.

2.3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

(E-Book Da Série “Comunicação É Tudo – Comunicação Empresarial)

A comunicação empresarial é relação entre as informações de uma determinada organização ou empresa com seu público diversificado e de como as mensagens são interpretadas. É pela comunicação empresarial que são criadas estratégias de comunicação objetivando melhorar a imagem ou ligar ela com os bons resultados sem deixar de fora a interação e as diversas formas de comunicação com os colaboradores.

Esse modelo de comunicação inclui um conjunto de procedimentos e técnicas que se destinam ao processo de transmissão de informações acerca dos principais elementos da comunicação de uma empresa, como por exemplo: desempenhos, resultados, objetivos, metas, entre outros. Isso tudo é uma solução de gestão que pode garantir integração e produtividade.

2.4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

(IBC – INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING)

Podemos dizer que Relacionamento Interpessoal é a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas e dependendo do contexto ele pode ser no ambiente de trabalho, familiar, religioso, amoroso entre outros.

Segundo o psiquiatra austríaco Sigmund Freud, conhecido como o pai da Psicanálise, “o homem é, em sua essência, um ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com