TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO NEGÓCIO

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS

Giulia Domingues de Melo

Guilherme Kato Pavesi

Mateus Hummel Espíndola

Matheus Alves Dos Santos

Nicolas André Arneiro Dias dos Santos

UNISAL/ 2017

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO NÉGOCIO

Há 13 anos, o local do atual quiosque Santa Ceia se encontra na Asa Norte Rua 1 do Centro de Apoio ao Romeiro. No princípio, era uma barraca de venda de água de coco chamada quiosque Minas, quando comprado pelo Sr. José Mauro transformou-se em um quiosque estruturado vendendo uma ampla gama de produtos alimentícios, dentre eles, salgados, bebidas e sorvetes.

O quiosque permaneceu inalterado e com poucos investimentos até julho de 2017, quando com a união de seus filhos, José Mauro decidiu investir mais na firma reformando-a completamente e mudando o nome para Quiosque Santa Ceia, visto que a marca carrega o prestigio do famoso restaurante Santa Ceia, de mesmo dono, e o objetivo é se transformar em uma franquia.

[pic 2]

Figura 1 - Quiosque Santa Ceia

                                     Fonte: Quiosque Santa Ceia, 2017.

1.1 Diretrizes Organizacionais

Missão

Apresentar nosso serviço com qualidade e eficiência de forma a garantir a satisfação de nossos clientes, para tal trabalhamos sempre com produtos de qualidade e com uma equipe de atendimento treinada.

Visão

Tornar-se a maior franquia nacional do ramo de restaurante/ fast-food. 

Valores

  • Honestidade;
  • Higiene;
  • Respeito;
  • Agilidade;
  • Qualidade.

1.2 Organograma Empresarial

É a representação gráfica de uma organização considerando como os cargos estão divididos. Para Lacombe (2005) o organograma é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgão, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.

Com isso a empresa Santa Ceia conta com um quadro de oito colaboradores que atenderam da melhor forma seus clientes. A Figura 1 apresenta o organograma com as seguintes funções dos colaboradores da filial.

[pic 3]

Figura 2 - Organograma da Hierarquia da Empresa.

Fonte: Desenvolvido pelos Autores.

2. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

  • Aumento das vendas em 30 % até o início do ano de 2021.
  • Redução, em 7 % com o custo de fornecedores até o início de 2021.
  • Atingir 70 % do índice de ótimo na escala de satisfação do cliente, até o final de 2019.

3. ANALISE EXTERNA

A análise externa da empresa tem como objetivo verificar as oportunidades e ameaças, do mercado, e a posição desejada no futuro, para assim, procurar aproveitar ao máximo as oportunidades, e amortecer as ameaças. (OLIVEIRA, 2001).

Para Dornelas (2001), a análise de mercado deve mostrar qual a oportunidade a ser perseguida. Nesta análise se apresenta o conhecimento do mercado em que se atua, seu segmento, crescimento e características do consumidor e análise da concorrência.

Portanto, é de grande importância que se faça uma análise do mercado em que o empreendedor será inserido, a fim de verificar quais estas oportunidade e ameaças e como irão impactar no negócio.  (AIUB, ANDREOLLA E ALLEGRETTI, 1988).

3.1 Macroeconomia

Conforme Silva e Luiz (2001, p. 39) “a macroeconomia preocupa-se em estudar o conjunto dos consumidores de uma sociedade, assim como o conjunto de empresas dessa mesma sociedade. Seu interesse é determinar os fatores que influenciam o nível total da renda e do produto do sistema econômico”.

3.1.1 Cenário Político

  • Agencias Regulamentadoras

Atendendo algumas normas do Código de Defesa do Consumidor, juntamente com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é estabelecido que:

 “São direitos básicos do consumidor: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificações correta de quantidade, característica, composição qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam”. (PALÁCIO DO PLANALTO, 2003).

“A embalagem deve manter a qualidade e a segurança do produto, prolongando sua vida útil e minimizando as perdas do produto por deterioração”. (JORGE, 2013, p. 25)

O prazo de validade é uma informação obrigatória na rotulagem de alimentos que tem como propósito informar o consumidor a data até a qual o alimento, nas condições de conservação indicadas pelo fabricante, conserva suas características de qualidade e segurança, mantendo-se apropriado para consumo. (ANVISA, 2012).

“Os estabelecimentos devem se situar em zonas isenta de odores indesejáveis, fumaça, pó e outros contaminantes e não devem estar expostos a inundações, quando não, devem estabelecer controles com o objetivo de evitar riscos de perigos, contaminação de alimentos e agravos à saúde”. (ANVISA, 2013, p.2).

As ofertas anunciadas pelos fornecedores devem ser cumpridas, conforme estabelece o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

"Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos. “(PALÁCIO DO PLANALTO, 2003)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (780.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com