TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Por:   •  18/12/2015  •  Artigo  •  4.924 Palavras (20 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 20

A CONTROLADORIA E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Ana Cláudia de Faria Lima

Cleuza Joana de Lima Martins

Jose Rodrigo Barros Oliveira

Luciana Soares da Costa

RESUMO: Pequenas e médias empresas (PMEs) representam grande percentual das empresas no Brasil, o que faz com que aumente cada vez mais a competitividade entre elas, e aquelas que fazem a diferente e criam políticas especializadas de gestão, se sobressaem.

O presente artigo aborda a importância da Controladoria e do Planejamento Estratégico dentro das PMEs como forma de evitar sua mortalidade e manterem-se no mercado. A relevância desse tipo de estudo vem sendo reconhecida por se tratar de importantes ferramentas de gestão tendo em vista o grande desafio que essas empresas enfrentam com relação à sobrevivência no mercado diante de enorme concorrência e conjuntura econômica desfavorável. Esse estudo tem como objetivo descrever o arcabouço teórico da Controladoria e do Planejamento Estratégico nas PMEs para que a mesmas se mantenham no mercado por mais de dois anos. Foi feito uma revisão bibliográfica e fundamentos teóricos mostram a importância dessas duas ferramentas para o sucesso das empresas, embora poucos empresários utilizem totalmente seus recursos.

Palavras-chave: Controladoria, Planejamento Estratégico, Pequenas Empresas.

ABSTRACT: Small and medium enterprises (SMEs) represent a large percentage of the companies in Brazil which increases every day more the competitiveness among them and those which make the difference and create strategic policies excel.

This article talks about the importance of the Comptroller and Strategic Planning inside the SMEs to avoid their mortality and help them to remain in market. The importance of this kind of study has been recognized to be a matter of great importance as a management tool because of the big challenge that these companies face to survive in the market due to the huge competition and the current adverse economic situation. This study aims to describe the theoretical framework of Comptroller and Strategic Planning, characterize SMEs, demonstrate the applicability of these items in SMEs to maintain them in market more than two years. A literature review was done and theoretical foundations show the importance of these tools to companies´ success, although too few entrepreneurs fully use their means.

Key words: Comptroller, Strategic Planning, Small Enterprises.

1 INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento da contabilidade em seus sistemas de informações, houve a necessidade de um enquadramento das empresas a essas mudanças. As pequenas e médias empresas sofreram um grande impacto, por não conseguirem um acompanhamento adequado a essa nova realidade. As empresas de grande porte tiverem facilidade em adaptarem a essa transformação, pois já mantém um sistema mais rígido de controle interno e externo, tiverem apenas que fazer algumas atualizações, mas as pequenas e médias empresas tiveram que criar mecanismos que lhes possibilitem acompanhar essa rápida evolução do mercado e também ao cliente que se tornou mais exigente.

A Controladoria e o Planejamento Estratégico estão sendo um grande diferencial para atenderem às necessidades desse novo empresário. Quando da sua aplicação nas empresas, oferecem relativo conforto aos administradores, quando eficientes e usados corretamente, servindo de caminho para que seja possível conhecer a situação das empresas e tomar futuras decisões de desenvolvimento em seus empreendimentos.

A Controladoria exerce relevante papel na busca da eficácia organizacional. Trata-se de um dos mecanismos que pode auxiliar os empresários às melhores práticas de gestão, resultando assim em um melhor entendimento de gerenciamento e melhor compreensão do ambiente, tornando-o menos complexo, mais atrativo, para prosperar de forma consistente e sustentável.

Focado na necessidade da Controladoria nas pequenas e médias empresas, e no seu potencial como ferramenta de gestão, este trabalho visa responder a seguinte questão: qual é a importância da Controladoria na gestão das pequenas e médias empresas?

A hipótese inicial deste estudo parte do pressuposto de que a Controladoria é um instrumento indispensável para as pequenas e médias empresas, fornecendo ferramentas para resolução dos problemas que surgem no dia a dia e evitando assim, que faça parte do grupo de mortalidade das empresas.

O objetivo deste estudo é apresentar através de uma revisão bibliográfica a importância da Controladoria e do Planejamento Estratégico dentro das pequenas e médias empresas para que se mantenham no mercado por mais de três anos. Além de caracterizar estas empresas, descreve o arcabouço teórico sobre Controladoria Planejamento Estratégico e demonstra a sua aplicabilidade.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Temas como a Controladoria, Planejamento Estratégico e Organização vem aparecendo frequentemente ligados às empresas, ressaltando a sua importância no desenrolar de todas as operações da empresa, e consequentemente, para a sua sobrevivência e crescimento. A Controladoria enquanto instrumento de gestão dispõe de ferramentas que auxiliam todos os processos das grandes organizações pode também ser aplicada nas Pequenas e Médias Empresas buscando a eficiência e a eficácia que é essencial à permanência dessas instituições no mercado.

2.1 Pequenas e médias empresas

Para Chiavenato (2000), empresas são entidades que têm como objetivo o lucro. Nelas predominam aspectos econômicos, pois todas as suas operações efetuadas em relação ao patrimônio têm por fim o aumento da riqueza patrimonial.

Com o aumento da complexidade nas organizações, as empresas, a cada dia, precisam demarcar seu território e conquistar seu espaço. Diversos autores mostram os mais variados conceitos para definir e conceituar esta palavra, entretanto a mais usual seja a de Demeneck (2005), que conceitua como unidade econômica organizada que refere-se que a combinação de capital e trabalho, faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Acrescenta ainda, que uma empresa deve ter sua sede, ou seja, local onde exercerá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com