TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONVIVÊNCIA ENTRE VELHOS E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NA ECONOMIA GLOBALIZADA

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL-EAD

 

 

 

 

 

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR II:

A CONVIVÊNCIA ENTRE VELHOS E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NA ECONOMIA GLOBALIZADA – OBSTÁCULOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE.

 

 

 

 

 

  

2018

 

 

  

 

 

                                                

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 2º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação da Prof. Solange Cristina Maida Bazzon (mediadora).

 

 

 

 

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

 

 

_________________________________________

Prof. Coordenador de Polo

 

 

_________________________________________

 Prof. Orientador PI/AACC

JUNDIAÍ – SP

2018

QUADRO RESUMO

Tema geral

A convivência entre velhos e novos modelos de negócios na economia globalizada – obstáculos, desafios e perspectivas para os processos de gestão da sustentabilidade.

Questão específica de pesquisa

De que forma a transformação digital tem alterado as formas de consumo?  Quais são os impactos nos negócios e na sociedade?

 

Justificativa

A velocidade das transformações, gerando novos mercados e possibilidades de negócios.

Textos que        embasam a pesquisa

1 - Todos os textos norteadores iniciais;

2 - Livro texto Sociedade, Tecnologia e Informação – Globalização

3 - Como a economia colaborativa pode impulsionar sua empresa -

https://blog.contaazul.com/economia-colaborativa-pequenas-empresas


  1. INTRODUÇÃO

A transformação digital abriu novos mercados e possibilidades de negócios. O valor de uma empresa deixou de estar relacionado com o tangível a passou a relacionar-se com a sua capacidade de inovação, colaboração, sustentabilidade e o sentido de comunidade.

Atualmente, os consumidores não buscam somente produtos e serviços, mas uma experiência completa, com atendimento único, inovador e digital. As empresas precisam adaptar-se constantemente para atender a essas novas formas de consumo, caso contrário, correm o risco de desaparecer.

Iniciativas inovadoras no cenário atual são sinônimos de Economia Colaborativa, grandes exemplos de sucesso são o Uber e o Airbnb, com grande aceitação, o Airbnb chega até a superar o número de quartos disponíveis em hotéis tradicionais, o Uber vem crescendo cada vez mais e vem se regulando de acordo com as leis locais e as opiniões dos usuários. Também na moda podemos ver iniciativas colaborativas, o “slow fashion” que priorizam o conforto do cliente e a sustentabilidade criando peças duradouras.

O objetivo desse Projeto Interdisciplinar é compreender de que forma a transformação digital tem alterado as formas de consumo. Nosso foco de pesquisa serão os negócios e plataformas online. Para isso, utilizaremos como exemplo negócios de sucesso, com modelos antigos e novos, contrastando-os. A realização do projeto será baseada em pesquisas bibliográficas, sites e nos conteúdos disponibilizados no ambiente AVA.

  1. DESENVOLVIMENTO

O crescente desenvolvimento tecnológico, especialmente a internet, tem grande contribuição nos novos modelos de negócios que vem surgindo. A economia compartilhada ou de consumo colaborativo, se baseia em uma colaboração de diferentes pessoas e possibilita o compartilhamento de bens e serviços, que podem ou não envolver uma troca monetária. O Brasil é líder latino-americano em economia colaborativa, segundo um estudo do IE Business School e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A economia colaborativa é o negócio do futuro, mas que já está bem presente em diversos empreendimentos.

Falando-se em negócios de sucesso, podemos citar o Uber. 

O Uber foi fundado em 2009 na cidade de São Francisco ( California ) nos Estados Unidos e começou como um serviço de aplicativo destinado a somente um viajante de cada vez, sendo um dos pioneiros a fazer este tipo de serviço no conceito E-hailing, sendo este o sistema de requisitar serviço de taxi através de dispositivo eletrônicoa través de um aplicativo em celular. Com o tempo notaram o potencial do aplicativo, indo para outras megacidades dos EUA, em 2012 foi introduzido o uberX, permitindo que qualquer pessoa pudesse dirigir pela Uber usando seu próprio carro, claro que desde estas adições de serviços o aplicativo se popularizou e espalhou pelo mundo e de acordo com as leis regionais e opiniões dos usuários o serviço está sendo mudado e regularizado para cada região, o que também incentiva aos motoristas de Uber a prestarem um melhor serviço sempre, já que uma opinião negativa do usuário pode retirar este motorista do aplicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com