TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cacau Show MKT

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CACAU SHOW

ANA CAROLINA MUNIZ SEVERINO - 21308216

CHIARA SPILLA CASA - 21097052

GABRIELA SCHUMACHER BONETTI - 21183746

MARCELLA NOGUEIRA ZINI - 21329618

São Paulo - SP

2019

História da Cacau Show

A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem vendedor chegou com o pedido na fábrica, para a sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, Alexandre resolveu produzi-los por conta própria. Ele pegou US$ 500 emprestados com seu tio, comprou a matéria-prima e contou com a ajuda de uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo com o desafio. Assim, após três dias com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido e o sonho chamado Cacau Show começou a tornar-se realidade para esse jovem empreendedor.

Em 2001 Cacau Show adquire sua primeira máquina para fabricar o próprio chocolate. Abre a primeira loja especializada e padronizada, em Suzano-SP.

Em 2002 Início das franquias: em apenas um ano, são 18 pontos de venda         padronizados com a marca Cacau Show.

Em 2004 se torna a maior rede de lojas de chocolates finos do Brasil.

Em 2005 Cacau Show é eleita ‘Melhor Franquia do Ano’ concedido pela Editora Globo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Em 2008 se torna a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo.

Em 2018 a Cacau Show completou 30 anos no mercado com 2.235 lojas de chocolates finos no Brasil.

Proposito da Cacau Show

Vivem para juntos, tocar a vida das pessoas, através de experiências, oportunidades e impactos relevantes. Atuam com senso de dono e orgulho de pertencer.

Missão, Visão e Valores

Missão

Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.

Visão

Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Valores

Paixão por realizar. Mais com menos. Inovação. Atenção aos detalhes. Cultivar relações com carinho e pragmatismo.

Situação de mercado

A Cacau Show não rotula seus clientes em classes sociais; eles são apaixonados por chocolates em geral. Seu público está voltado a todos, com diversidade de produtos no mercado. A marca também traz um diferencial a ela, sendo uma das maiores redes de chocolates finos no mundo, em apoio á luta contra o câncer de mama.

Macroambiente:

A empresa só correra riscos em questões agrícolas, pois o cacau é sensível à temperatura e erosão, à contaminação do solo e, sobretudo, ao ataque de pragas.

A demanda na comercialização de produtos é irregular, no frio o consumo de chocolates é maior do que a média, acontece também em períodos de festas, como a Páscoa, dia dos namorados, dia das mães e etc. Mas, no verão, o faturamento cai em questões de vendas de chocolate.

Questões culturais, demográficas e econômicas não atrapalham o mercado de trabalho da empresa, pois ela atende todas as classes.

Microambiente:

Um dos maiores concorrentes da empresa é a Brasil Cacau é uma marca criada pela Kopenhagen para competir com a Cacau Show, assim criando um produto substituo a marca, e não é por acaso que, em várias cidades, as lojas da Brasil Cacau estão instaladas próximas às lojas da Cacau Show.

A empresa utiliza vários canais de distribuições, tais como sua tradicional rede de franquias, lojas de departamentos e supermercados.

Ser um franqueado Cacau Show, tem o diferencial em oferecer produtos com ótimo fluxo de vendas durantes todos os meses do ano e fazer parte da franquia com Selo de Excelência em Franchising da ABF.  Ela garante suporte em todas as fases de implantação, desde orientação na pesquisa do ponto comercial, passando por toda consultoria de campo, treinamento, conselho de administração e gestão do fundo de publicidade, se tem diferentes modelos de franquia, estão a loja nos formatos convencional, light e smart e o quiosque, direcionado para galerias e hipermercados.

A empresa tem seu próprio fornecedor de cacau, a fazenda Dedo de Deus, localizada em Linhares – ES, é considerada uma das propriedades mais modernas do Brasil, é produzido cacau do tipo Trinitário

Análise de oportunidades e ameaças

Ameaças

Por já ser uma empresa conhecida no mercado, não há muitas ameaças, a principal é a concorrência com a Kopenhagen e a Chocolates Brasil Cacau, ambas do Grupo CRM e também muito reconhecidas na área. Em 2004 a liderança de mercado da Kopenhagen foi perdida e para tentar recuperar seu lugar o Grupo CRM criou a Chocolates Brasil Cacau em 2009. A estratégia de criar uma nova marca com preços mais acessíveis, funcionou melhor que o esperado, ultrapassando a Kopenhagen.

A partir disso, a principal preocupação da marca atualmente é a concorrência com a Chocolates Brasil Cacau, pois os produtos e o preço são muito parecidos, perdendo a vantagem que se tinha em relação a Kopenhagen.

Oportunidades

A principal vantagem da Cacau Show é a quantidade de lojas, são aproximadamente 2,2 mil lojas no Brasil, já seus concorrentes do Grupo CRM, estão bem distantes, com menos de mil lojas no país.

Há vantagem também em relação aos valores para franqueados, há uma diferença de quase 50% em relação a Kopenhagen e comparando à Chocolates Brasil Cacau, por mais que a taxa de franquia da Cacau Show seja maior (R$20.000,00 mais caro), o investimento inicial e prazo de retorno são menores e levando em conta que o rendimento médio mensal é o mesmo para ambas, investir em um franquia da Cacau Show é mais lucrativo.  (Dados de 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com