TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 3

- Quais são os tipos de poder existentes para Aristóteles e como são definidos.

- Quais são as formas de governo para Aristóteles e o que as caracteriza.

- Quais poderes constituem a tipologia moderna das formas de poder, segundo Norberto Bobbio, e como podem ser definidos.

- Qual a relação entre Estado e poder político.

Ao longo do tempo, os tipos de poder foram classificados basicamente de duas formas: a tipologia clássica, que define as formas de poder de acordo com os fins do seu exercício; e a moderna, que as define conforme os meios pelos quais o poder é exercido.

Segundo a tipologia clássica – formulada por Aristóteles –, são três os tipos de poder existentes: o poder paterno, exercido pelo pai sobre o filho no interesse do objeto de seu exercício, ou seja, no interesse do filho; o poder despótico, exercido pelo senhor sobre o escravo no interesse do sujeito que o exerce, ou seja, do senhor; e o poder político, exercido pelos governantes sobre os governados no interesse do sujeito e do objeto, ou seja, de ambos.

Aristóteles divide ainda as formas de governo em três categorias: o governo de um só; o governo de poucos e o governo de muitos. Também define a boa forma de governo e sua forma degenerada. Segundo ele, o bom governo seria orientado para satisfazer o interesse de todos, tanto governantes quanto governados, podendo ser exercido por um único indivíduo – em uma monarquia, ou seja, pelo rei –, exercido por uma minoria – a aristocracia, ou seja, os melhores – ou pela maioria – no caso da politeia, que significa o governo da pólis.

O mau governo, por sua vez, seria orientado para satisfazer o interesse dos governantes, podendo ser exercido: por um único indivíduo – no caso da tirania –, em detrimento dos interesses dos governados; por uma minoria – no caso da oligarquia –, formada pelos mais ricos, que governam em detrimento dos interesses da maioria mais pobre; ou pela maioria – no caso da democracia –, em detrimento dos interesses da minoria.

Já no século XX, o pensador italiano Norberto Bobbio, baseando-se nos trabalhos de Weber, formulou a tipologia moderna das formas de poder. De acordo com o filósofo, os poderes que constituem essa tipologia são os seguintes: o poder econômico, exercido por todo aquele que, em uma situação de escassez, se aproveita da posse de bens considerados necessários para induzir aqueles que não os possuem a agir sob determinado comportamento, tal como algum tipo de trabalho, por exemplo; o poder ideológico, baseado na influência que algumas ideias formuladas ou emitidas por pessoa revestida de autoridade, em certas maneiras ou circunstâncias e difundidas por certos meios, têm sobre o comportamento dos comandados; e o poder político, baseado na posse de instrumentos que são úteis para o exercício da força física, através das armas de qualquer espécie e grau.

É possível que o controle sobre territórios e os indivíduos que neles se encontram seja disputado por grupos que não componham o Estado, tais como quadrilhas, máfias e outras organizações armadas, através do simples uso da força. No entanto, cabe unicamente ao Estado o exercício do poder político, tendo ele o monopólio do uso legítimo da força física sobre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com