TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  30/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Estado e Poder

Desde os primórdios da história, a humanidade é caracterizada pelas relações de poder que revolucionaram o meio social de todos os povos de variadas regiões do mundo.

A ideia de relação entre Estado e poder começa a ser gerada e entendida na Grécia Antiga pelos filósofos e principalmente por Aristóteles, que nota a existência de poder não somente na ‘polis’ mas também em núcleos menores como: as famílias onde o poder paternal que o pai exerce sobre o filho, nos escravo que é o poder despótico do senhor (dono de escravos), e o político que é exercido na ‘polis’ pelos governantes.

Aristóteles entende que há variadas formas de governo que variam somente pela quantidade de pessoas que a governam, a monarquia que é uma pessoa, já na aristocracia é um governo de poucos e a politeia vulgo democracia o governo de muitos ou da maioria. Esses sistemas de governo quando desprovidos de mecanismos que os mantenham na legitimidade para serem exercidos sobre os governantes e governados se voltam para satisfazer exclusivamente os interesses de um tirano, oligárquicos ou de uma maioria que visa impor suas ideias a uma parcela minoritária ou grupo da sociedade.

Como Weber e Bobbio a tipologia moderna de poder se basea nos poderes: econômico, ideológico e político. O econômico é caracterizado por umas pessoas ou grupos desta que direcionam seus bens, capitais e trabalhadores para seus objetivos e influências; o poder ideológico é baseado nas instituições como igrejas e partidos que fazem um grupo de pessoas seguirem seus ideais, costumes, hábitos de consumo e dogmas; já o poder político exercido pelo Estado que na visão de Weber é o monopólio do uso legitimado da força física sobre os indivíduos que compõe a sociedade.

As relações entre Estado e poder político se basea no uso da força que obriga as pessoas a cumprirem com certos deveres entres os quais competem o pagamento de impostos, o cumprimento das leis e quando matar alguém; este uso de força é o modo como é exercido e utilizado o poder político na sociedade e esta utilização da força se basea na legitimidade do Estado que controla as ações de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com