TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Ciência Política

Nome do Aluno: Daniel da Costa Araújo

Polo: CEDERJ – Belford Roxo

Matricula: 19113110293

 Ao longo da história podemos observar a sede de poder por diversos indivíduos, grupos e países. Grandes nomes da humanidade nos deixaram vários tipos diferentes de poder e governo, como: Alexandre, O Grande; Napoleão Bonaparte; Thomas Jefferson; Marechal Deodoro da Fonseca; entre outros. Cada um defendendo um ideal, aquilo que acreditava ser o necessário para o crescimento da nação, o que custou diversos conflitos com aqueles que estavam contra esses ideais.

Portanto, os tipos de Poder foram definidos e classificamos de duas formas: de acordo com os meios pelos quais ele é exercido; ou de acordo com os fins.

A tipologia moderna do poder supõe que ele é composto por quatro elementos, sendo eles: Sujeito, Objeto, Meio e Fim. Porém Aristóteles considera apenas três dos quatro elementos, deixando de lado o Meio.

Aristóteles ainda define o poder em três partes: o poder paterno é exercido no interesse do objeto de seu exercício, o filho; o poder despótico, exercido no interesse do sujeito que o exerce, o senhor; e o poder político, no interesse do sujeito e do objeto, governantes e governados.

Realizando uma pequena análise entre as três formas de poder da tipologia clássica, o poder político se torna o mais complexo, pois sua finalidade é priorizar o interesse dos dois agentes envolvidos, sendo assim, no fim as duas partes (sujeito e objeto) devem ser beneficiadas.

Embora Aristóteles ter formado essa definição de poder, ele tinha ciência de que nem todos os governos exerciam dessa forma, muitos deles exerciam o poder no seu próprio interesse. Para solucionar esse problema, partiu para uma outra tipologia, a das formas de governo.

A tipologia aristotélica atribuía uma variável a mais à tipologia das formas de poder, o número de governantes. Dividida em 3 categorias: o governo de um só; o governo de poucos; e o governo de muitos.

De uma forma mais abrangente Aristóteles definiu como um bom governo aquele que satisfaz o interesse de todos em uma sociedade. Podendo ser exercido:

  • Por um só indivíduo, o rei, no caso da monarquia;
  • Por uma minoria, os melhores, no caso da aristocracia;
  • Pela maioria, no caso da politeia, que significa governo da pólis.

Já o mau governo prioriza apenas as vontades de quem se encontra no poder, e também pode ser exercido:

  • Por um só indivíduo, isto é, pelo tirano;
  • Por uma minoria, isto é, pelos mais ricos, no caso da oligarquia; ou
  • Pela maioria que exerce o poder em seu próprio interesse.

Precisamos ter ciência de que o termo democracia tinha, na antiguidade, uma conotação negativa, diferente do que temos hoje. A democracia atual é algo que prezamos e defendemos com orgulho, respeitando os direitos da minoria.

Segundo a tipologia moderna, o pensador Norberto Bobbio acredita que a partir dos meios o poder é exercido de modo triparte. Sendo eles:

  • O poder econômico é exercido por todo aquele que “se vale da posse de certos bens, necessários ou considerados necessários, numa situação de escassez, para induzir aqueles que não os possuem a certo comportamento, que pode ser, principalmente, certo tipo de trabalho”(BOBBIO, 1984, p.7).
  • O poder ideológico “funda-se sobre a influência que baseado na influência que as ideias formuladas de certa maneira, ou emitidas em certas circunstâncias, por uma pessoa revestida de autoridade, e difundidas por certos meios, tem sobre o comportamento dos comandados.” (BOBBIO, 1984, p.7).
  • O poder político é fundamentado na “posse dos instrumentos através dos quais se exerce a força física, isto é, através das armas de qualquer espécie e grau.” (BOBBIO, 1984, p.8).

A relação do estado e do poder político advém da força bruta aplicada pelo Estado sobre o indivíduo para que estes cumpram com seus deveres, ou seja, o Estado e o poder político são indissociáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com