TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política

Por:   •  25/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

Exame especial

QUESTÃO 01: Em sua opinião, qual seria a importância do estudo da Ciência Política para um administrador público? Indique duas razões. (VALOR: 3,0)

Resposta :  A ciência Política é fundamental para a administração pública. Visto que o ato de administrar envolve relações entre seres humanos, seja na política, ou em qualquer organização humana na sociedade. E se existe relações sociais há relação de poder e na ciência política que enfoca e ajuda na relação de poder entre os administradores e administrados. Nos dias atuais a ciência politica é de suma importância, e deve estar presente na vida de todo profissional, inclusive na dos profissionais da área de administração pública. Para assumir algum cargo público, deve-se estar preparado, tendo domínio acerca do assunto, pois assim o administrador público exercerá com mais qualidade a sua função. Um Administrador público, somente será capaz de exercer da melhor maneira a sua função, caso ele tenha ao menos um conhecimento básico acerca de Ciência Política

QUESTÃO 02: Caracterize o conceito contemporâneo de democracia, segundo definição de Schumpeter, levando em consideração a discussão feita no curso. (VALOR: 3,0)

Para Schumpeter, a democracia se caracteriza muito mais pela concorrência organizada pelo voto do que pela soberania do povo, ou o sufrágio universal, como afirma a teoria clássica. Uma definição usada por Schumpeter para democracia é que é um método político, ou seja, um certo tipo de arranjo institucional para se alcançarem decisões políticas - legislativas e administrativas -, e portanto não pode ser um fim em si mesma, não importando as decisões que produza sob condições históricas dadas. Schumpeter acredita que como consideramos Democracia sendo algo em que o " povo " decide isso segundo ele dá ideia de que as todas pessoas possuem as razões unificadas para a solução de todos os problemas , uma vez que para ele tal situação diz que o povo ( na democracia) teria assim opinião formada . Para Schumpeter não existe algo q seja considerado um bem comum já que se fosse assim não iria existir um partido contrário, pois para ele o bem comum está fadado a ser coisas diferentes.

QUESTÃO 03: Na disciplina foi discutida a questão da ética e sua importância no exercício da política. Faça um texto caracterizando a importância da ética na política. (VALOR: 4,0)

Resposta :

          Hodiernamente, é notório o quanto o ser humano luta por um respeito na sociedade uma ética na política necessita de um grande respeito para que se coloque no lugar do outro. A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso A ética na política se torna importante levando em consideração de que a política está diretamente relacionada às decisões tomadas para que haja justiça e ordem na sociedade Cada representante do povo deve agir em favor da parcela da sociedade que representaNesse sentido, ele deve pensar coletivamente, agindo em benefício conjunto, e não em benefício próprio. Entendendo assim, que cada uma de suas ações podem prejudicar milhares e até milhões de pessoas. A importância da ética dentro da política na saúde de uma sociedade, ressalta os reflexos positivos e negativos que a ausência ou presença da ética na política traz para a vitalidade social. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com