TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Política Administração Pública

Por:   •  5/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa I

Entendamos que “Poder” concebe quatro elementos, tais como:

Sujeito- definido por apenas um indivíduo, um grupo ou uma organização, que visam exercer o poder;

Objeto- que também pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização, onde o poder é exercido;

Meio- em uma forma de bem ou recurso , que o indivíduo usa para executar o poder sobre o objeto;

Fim- que configura o propósito ou alvo em que o poder é exercido pelo indivíduo sobre o objeto.

A tipologia Clássica das Formas de Poder criada por Aristóteles, tem sua estrutura em interesses no qual o poder é exercido.

O Poder Paterno: que é aquele praticado pelo Pai sobre o Filho, visando o interesse do Filho (de objeto);

O Poder Despótico: é aquele praticado pelo Soberano sobre o escravo, visando o interesse do Senhor (de sujeito);

O Poder Político: que é aquele praticado pelos governantes em cima dos governados, com interesse dos dois ( do sujeito e do objeto).

Dentre essas formas de poder, o poder político é o de maior complexionalidade, pois trata-se da execução no interesse sobre o sujeito e o objeto.

Já na Tipologia das Formas de Governo, cujo é dividida em três categorias, o Governo de um só, o Governo de poucos e o Governo de muitos, onde o bom-governo, é aquele aconselhado a agradar e atender os anseios e desejos de todos (Governantes e Governados), podendo assim ser exercido pelo Rei – Monárquico, por uma minoria, chamado de Aristocracia, ou por uma minoria, denominado Polis ou politeia. O mau-governo, aquela forma corrompida, pervertida, voltada atender os interesses de ser governantes, mas também pode ser exercido pelo Tirano, em seu próprio interesse, no caso da Tirania; por uma minoria, onde quem tem mais bens (os mais ricos) tem o poder, é denominada Oligarquia; e pela maioria, que exerce a democracia, visando seus próprios interesses.

Segundo Norberto Bobbio, que elaborou a Tipologia Moderna das Formas de Poder, formada com base nos quais o poder é praticado. São eles:

O Poder Econômico- é aquele exercido por aquele que utiliza a posse de bens necessários para atrair aqueles que não dispõem daquele bem.

O Poder Ideológico- é aquele que influencia com ideias, manifestadas em certas ocasiões, por uma autoridade , alterando o comportamento dos comandados.

O Poder Político- é aquele fundamentado na propriedade de instrumentos, onde se pratica a força física, ou seja, por meios de armas de qualquer espécie e grau.

O Estado necessita de uma Política para conseguir obter o Poder e alcançar seus objetivos. Desta forma, ele pratica o poder sobre o sujeito quando, o obriga a pagar impostos, caso o sujeito deixe de cumprir, pode ter seus bens confiscados, ou até mesmo ser preso; cumprir as leis, dependendo do do crime praticado e da legislação do território, o indivíduo pode ser multado, encarcerado ou até mesmo executado; e matar ou morrer, quando o indivíduo é convocado em caso de guerra a dominar ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com