TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Estratégica Interdepartamental como Vantagem Competitiva

Por:   •  19/9/2016  •  Artigo  •  5.876 Palavras (24 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 24
  1. A Comunicação Estratégica Interdepartamental como Vantagem Competitiva: Um estudo de caso em uma indústria de tabaco[1]

CARDOSO, Andressa Santos [2]

GUTSCHWAGER, Ralf [3]

Resumo

O presente artigo sobre comunicação estratégica interdepartamental pode adicionar melhorias conforme sua aplicabilidade. Tem como objetivo identificar principais falhas e gaps que ocorrem no processo de comunicação entre os departamentos da organização, tendo como coadjuvante específico a investigação da satisfação em relação ao processo de comunicação e a averiguação das implicações acarretadas pela sua má utilização. Denota-se que a comunicação estratégica interdepartamental pode ser um fator essencial para o sucesso da organização bem como um diferencial competitivo no cenário atual. A aplicação da comunicação estratégica torna-se importante na otimização do processo comunicacional e interação entre membros da organização. Este estudo se trata na natureza qualitativa e quantitativa, com embasamento bibliográfico, a importância se justifica por servir de suporte para estudos e pesquisas de acadêmicos da área de gestão e comunicação que queiram se integralizar de como se aplica a comunicação estratégica interdepartamental e também como isso pode ser um diferencial competitivo para a organização.

Observou-se que na empresa estudada, que um dos seus principais diferenciais competitivos é a sua eficiente comunicação interdepartamental, o que soma em pontos positivos para que a organização seja  líder nacional do mercado de tabaco. Tendo ainda alguns aspectos, como falhas e gaps no processo de comunicação, a serem aprimorados para que se chegue a nível de excelência quanto ao seu processo comunicacional.

Palavras-Chave: Comunicação organizacional, comunicação interdepartamental, vantagem competitiva, comunicação estratégica, Integração.

1 Introdução

No contexto organizacional, a comunicação se tornou um componente fundamental para os modelos de gestão mais atualizados. De todos os recursos organizacionais a comunicação deve ser estimada como um dos essenciais fatores de sucesso, ou fracasso das estratégias empresariais, tanto por ser uma ferramenta de preservação e interesse da imagem da empresa, e, acima de tudo por se firmar elemento substancial e capaz de agregar valor à conquista de competitividade. Assim, a comunicação pode favorecer o alinhamento da organização às exigências do mercado.

Através da comunicação tem-se uma tipologia de concordância, formando coerências, união de ideias, integração de metas. Desta forma intensifica-se a comunicação como um instrumento de fundamental relevância para aprimorar a eficácia e produtividade nas empresas. Dentre diversas formas de se comunicar e tipos de comunicação, temos a comunicação interdepartamental. O prefixo “Inter” significa “entre” e, desta forma, comunicações interdepartamentais são aquelas que ocorrem entre os departamentos da organização. No atual cenário  e em muitas organizações a maioria dos colaboradores tem algum tipo de comunicação ou interação com colegas de outros departamentos. Entretanto acaba que esse contato nem sempre é satisfatório, pois há muita oposição e falta de interesse por informações de outros departamentos.

O presente artigo tem como objetivo geral descobrir quais são as principais barreiras e gaps de comunicação interdepartamental que ocorrem nas dependências da Souza Cruz, observando qual é o nível de satisfação dos colaboradores em relação a essa comunicação. Tendo como objetivo específico analisar e pesquisar como os departamentos da Souza Cruz se relacionam entre si, bem como é a comunicação entre eles.

Justifica-se esse estudo pelo fato de que a comunicação estratégica interdepartamental vem sendo instrumento essencial para o sucesso e crescimento da organização, ou seja, um dos fatores principais de vantagem competitiva no mercado atual, podendo servir de suporte para estudos e pesquisas de acadêmicos da área de gestão e comunicação que queiram se integralizar de como se aplica a comunicação estratégica interdepartamental e também como isso pode ser um diferencial competitivo para a organização.

O estudo desse artigo será pesquisado na natureza qualitativa e quantitativa. O sigilo das respostas será mantido, devido às práticas de confidencialidade adotadas pela organização.

A partir dos resultados obtidos espera-se ser possível de observar como a comunicação interdepartamental pode ser uma das principais vantagens competitiva no cenário atual e como esse fator relevante pode alavancar o sucesso da organização.

A empresa estudada Souza Cruz S/A, líder nacional em tabaco, está situada em diversas regiões do país, tendo sua matriz localizada na capital do Estado do Rio de Janeiro, uma de suas fábricas situada na cidade de Cachoeirinha no Estado do Rio Grande do Sul e uma de suas distribuidoras na capital de São Paulo. A empresa possui seis das dez marcas de cigarros mais vendidas no Brasil, produzindo cerca de 90 bilhões de cigarros por ano. Em 2014 a participação da Souza Cruz foi de 78,4% do mercado total brasileiro.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Comunicação Organizacional

Vive-se, na atualidade, a chamada Era da Comunicação e as empresas, em âmbito mundial, prezam para que esta seja interdepartamental. Assim, o propósito desse artigo é pesquisar como a comunicação estratégica interdepartamental pode ser fator relevante para o sucesso da organização bem como uma das principais vantagens competitiva no cenário atual.

Tavares (2007) e Kunsch (2008) afirmam que a comunicação organizacional é o tipo de comunicação existente entre a organização e os seus stakeholders: [4] cliente interno, fornecedores, clientes externos etc. Tendo como objetivo de estudo os princípios comunicacionais no contexto das organizações.

Conforme Torquato (1989, p. 31): “Gerar consentimento, eis o objetivo final da comunicação organizacional”. Conceber aceitação através da comunicação tanto expressiva quanto emocional deve ser uma meta dos profissionais que lidam com a comunicação organizacional. No que corrobora Vogelsang (2012) acrescentando que esta interação entre os departamentos integrantes de uma organização facilitam a interação de todos para a melhor rentabilidade empresarial.

O aprimoramento da comunicação organizacional, segundo March e Simon (1978), tem maior integração e interação efetivas por um treinamento específico e sequenciado, pois, afirmam que quanto mais bem treinados são os colaboradores, sobre estes processos e suas atividades, antes mesmo de ocuparem seus cargos, menor será a necessidade de comunicação no seu cotidiano laboral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (440.9 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com