TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Nas Organizações

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTAS

1- A partir de uma leitura atenciosa do artigo/entrevista “O perigo do ‘falso positivo’”, explique de forma fundamentada, em um texto de 10 a 15 linhas, qual modelo de comunicação pode ser identificado na situação apresentada no artigo. Utilize-se de teorias sobre o assunto e de fragmentos do próprio artigo para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

RESPOSTA:

O modelo utilizado é o Sociológico, onde mostra o processo de comunicação como fenômeno social que ocorre entre pessoas, sem esquecer que estas são membros de grupos primários, os quais, por sua vez, são parte de estruturas sociais maiores que compõem o sistema social global.

"Organizações que compreendem a visão de mundo de seus funcionários e ajustam sua comunicação para eles conseqüentemente obtêm uma maior taxa de engajamento", esse trecho demonstra como o entrevistado considera o comportamento e experiências humanas muito importantes na comunicação, e como os gestores precisam estar atentos aos funcionários. Dessa forma podendo conduzir de forma mais eficiente a comunicação. Como Gary Grates mesmo diz: "Para ser bem sucedida, a organização precisa ter claras as expectativas da equipe e da empresa, incluindo as regras de execução ou políticas conta o mau comportamento."

2- Considerando as falhas no processo de comunicação mencionadas no artigo/entrevista, descreva, em um texto de 08 a 12 linhas, quais as principais barreiras de comunicação possíveis de serem observadas, justificando sua indicação a partir da descrição do problema. (2,0 pontos)

RESPOSTA:

Diferenças de percepção, não ouvir e atitudes defensivas. Gestores com falta de capacidade de ouvir e absorver informações seletivamente, não compreendendo de fato os problemas e possivelmente retransmitindo as informações sem eficiência. "Os comunicadores devem estar atentos e sintonizados com as pessoas e organizações e seus respectivos comportamentos" , "Prestar atenção especial ao que as pessoas fazem e não ao que dizem", conforme o entrevistado mesmo relata. Nos mostrando que como gerentes, comunicadores precisam se envolver mais com os membros da equipe, ouvir, questionar e compreender o que o esta ao seu redor.

3- Em um texto de 15 a 20 linhas, faça uma análise do processo de comunicação interna relatado por Gary Gates, considerando aspectos referentes a sua realização e relação com a proposta de comunicação integrada. (2,5 pontos)

RESPOSTA:

O processo de comunicação interna relatado por Gary Gates conta bastante com dados gerados pela pesquisa interna. " Para realmente determinar se existe um falso positivo sobre algum aspecto da organização, gestores de comunicação precisam pesar as circunstancias que cercam o assunto ou tema com os dados gerados.", relata. A comunicação integrada, consiste em um conjunto de ações, esforços e estratégias de comunicação, que tende a ser planejado e conseqüentemente desenvolvido pela organização, no intuito de agregar valor, crescimento da empresa. A integração das diversas áreas internas da empresa pode auxiliar e muito no rumo da organização, reunindo todos os profissionais para atuarem de forma articulada e prol da comunicação interna. Embora a realidade da maior parte das organizações ainda não seja tão solida, conforme nosso entrevistado nos mostra, se as organizações pretendem se manter competitivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com