TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Organizações

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Campus Universitário Unisul Virtual

Avaliação a Distância 1 (AD1)

Unidade de Aprendizagem: Comunicação nas Organizações

Curso: Comunicação Institucional

Professor: Willian Máximo

Nome do aluno/a:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

 Esta atividade é individual.

 Não será permitida cópia parcial ou integral de conteúdo sem a devida referência das fontes utilizadas. Use o Manual de Normas Acadêmicas como apoio para isso, disponível pelo link http://goo.gl/f888kZ.

Case 1:

No Capítulo 1, ao observarmos as ondas de mudança da sociedade, a duração e a curva de informação que separou em definitivo o músculo e o cérebro na comunicação, percebemos que nunca se produziu e circulou tanto ativo intangível (dados, informações e conhecimentos) quanto nas últimas três décadas, deixando para trás os mais de cinco mil anos que nos precederam (ondas agrícolas e industrial). No entanto, paradoxalmente, nem as novas tecnologias que ‘aproximam’ as pessoas ou mesmo o volume de informação (que nos fez sair da ‘carência’ para o ‘soterramento’) têm sito capazes de minimizar as barreiras existentes na comunicação dentro e fora das organizações. Por vezes esquecemos que as ondas de comunicação que fizeram parte da nossa evolução (comunicação oral, escrita, tipográfica e eletrônica) se complementam e não funcionam de forma linear ou separadamente. Por exemplo: ainda precisamos da mediação humana, da redundância, das narrativas e mesmo do silêncio, resultados da oralidade; ou mesmo da escrita, registrando as ideias por meio de signos e abrindo margem para novas interpretações; ou da tipografia, que pôde preservar o conhecimento e mesmo recuperá-lo, potencializando a circulação; além do papel da onda eletrônica que aproximou conceitos de rede, convergências, comunicação de massa, informalidade e tempo real. Embora percebida como importante, a comunicação (suas ações, sistemas e impactos) ainda não tem sido vista como estratégica diante da nova postura gerencial ou mesmo na tomada de decisões. Em muitas organizações, embora próxima de setores como recursos humanos e áreas afins, a área de comunicação segue dispersa, ‘propriedade de um setor específico’, desfragmentada e percebida muito mais como produto do que como um processo. Percebam o valor de comunicar bem (seja intra ou interpessoal e até mesmo no que tange às organizações) no artigo publicado, no final do ano passado, pela articulista da revista Meio&Mensagem, Karina Balan Julio, com a ‘doloroso’ processo de recuperação da reputação da Petrobrás pós-Lava Jato: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/11/13/o-doloroso-processo-de-recuperacao-de-reputacao-da-petrobras.html Pois bem, na sua avaliação, ao perceber a evolução da comunicação - que não deve ser apenas mecanicista e funcional , mas, sobretudo relacional, intuitiva, comportamental, valorizando o conhecimento organizacional - como você posicionaria a sua empresa (ou a organização em que atuas), interna e externamente, diante do presente contexto e tendo o case da Petrobrás como ‘exemplo’?

Resposta:

Um escândalo corporativo é muito prejudicial para a marca de uma organização, tão logo observado a existência do problema, imediatamente montaria um plano de ação, faria uma revisão geral bem como; cultura da empresa, capacitação da equipe, buscaria ajuda profissional contratação de novos profissionais ainda mais qualificados e colocaria em operação programas de comunicação interno e externo com o objetivo de recuperar a reputação da empresa, criaria programas de prevenção a corrupção para ser aplicado aos colaboradores , e procuraria judicialmente a punição para os causadores do escândalo.

Essas seriam algumas medidas que eu tomaria para minimizar o impacto que a minha organização sofreria com a perda de sua reputação.

A Petrobrás hoje estar no topo do maior escândalo de corrupção que o Brasil já presenciou uma situação difícil de ser contornada, uma ferida aberta, sem previsão de cicatrização, mais acredito que ela ira se reestruturar com o passar do tempo, pois o tempo sempre foi e sempre será o melhor remédio.

Case 2:

Já na Unidade 2, ‘navegamos’ por definições, elementos, modelos, fluxos, tipos e barreiras da comunicação (no sentido de ‘estar em relação’, do ‘tornar comum’). Percebemos que fazer uma comunicação eficaz é tarefa árdua e complexa, uma vez que intercambiamos símbolos nas mensagens, interpretamos/decodificamos o tempo todo, precisamos levar em consideração o meio que veicula a mensagem e, especialmente, que esse movimento contempla inúmeros ruídos que podem aumentar a distância entre o que foi dito e o que de fato se compreendeu. Todo processo comunicativo é intencional, contempla um estímulo, uma percepção, uma elaboração mental, respostas e consequências. Se o destinatário da nossa mensagem não reagir, algo deu errado nesse processo comunicativo. Além disso, percebemos que, nas organizações, muitas decisões e informações vem de cima para baixo (top down), de forma ascendente (botton up) ou mesmo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com