TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Aluno: Claudelize Paola Cassiano        

Polo: Fatec Pindamonhangaba        Turma: GE- EAD 1º semestre                                                                 

Apresente suas repostas neste mesmo arquivo

1. Leia as tirinhas abaixo para responder as questões propostas:

[pic 2]

I – Na primeira tirinha, Jon dá uma ordem ao gato e utiliza o pronome demonstrativo “esse”, no primeiro quadrinho.

II – Na segunda tirinha, no segundo quadrinho, Jon emprega o pronome demonstrativo “este”.

  1. Justifique o emprego desses pronomes nas duas situações.
  2. Com base nos seus estudos e em seu Livro-Texto, elabore uma conclusão a respeito do emprego dos pronomes demonstrativos em relação ao espaço.

R) a: Na primeira tirinha, Jon utiliza o pronome demonstrativo “esse” pois refere-se a algo que está próximo ao ouvinte, ou seja, refere-se ao rato que está mais próximo ao gato Garfield do que dele mesmo. Já na segunda tirinha, Jon utiliza-se do pronome demonstrativo “este” pois refere-se a um objeto que está próximo a ele, que é quem está falando.

b: Para utilizar-se dos pronomes demonstrativos é preciso analisar a posição do objeto em relação ao falante e ao ouvinte. Os pronomes esse ou essa, além de fazerem referência a objetos próximos ao ouvinte, por exemplo: Essa caneta que você está segurando é muito boa. Também devem ser utilizados ao retomar um assunto ou ideia já mencionados anteriormente, como por exemplo: A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.

Os pronomes este ou esta são indicados para referir-se a algo que está próximo de quem está falando, por exemplo: Paguei barato por estes sapatos que estou usando. Podem ser usados, ainda, para introduzir uma nova ideia, por exemplo: Este argumento de que os homens não choram é ultrapassado.

2. Nestas frases, os pronomes demonstrativos este, esse e aquele e suas combinações (como desse, por exemplo) retomam ou antecipam termos. Complete as frases com base nas “pistas” fornecidas entre parênteses.

  1. A única verdade é ___esta______ : ele foi o responsável pelo acidente. (o pronome a ser empregado nessa frase deve ser utilizado sempre que se quiser fazer referência a alguma coisa sobre a qual ainda se vai falar).

  1. Apesar de ter sido o responsável pelo acidente, ele nunca reconheceu _____esse____ fato. (O pronome a ser empregado nessa frase é usado quando se quer fazer referência a alguma coisa sobre a qual já se falou).

  1. Compramos um programa capaz de gerenciar os dados armazenados em nosso micro. Um programa _______desse____ é indispensável ao bom desempenho do equipamento. (O pronome a ser empregado nessa frase é usado quando se quer fazer referência a alguma coisa sobre a qual já se falou).
  1. Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade falam de perto ao meu coração: ___Esse_____, pela inquietude de sua lucidez; ____este______ pela feliz simplicidade de sua expressão. (Os pronomes a serem empregados nessa frase são ambos utilizados num mesmo enunciado quando se faz referência a termos já mencionados. Um é usado para fazer referência ao termo mencionado em primeiro lugar e o outro para fazer referência ao último termo mencionado.)

3. As frases a seguir contêm pronomes demonstrativos empregados de forma incorreta. Troque os pronomes em destaque por outros adequados à situação a que se referem. Em seguida, justifique a sua escolha.

Ex.:    Esse caderno que está aqui é meu.

Frase corrigida: Este caderno que está aqui é meu.

Justificativa: O pronome “Este” é o mais adequado a essa frase porque é um pronome utilizado para fazer referência a algo que se encontra perto da pessoa que fala.

  1. Gostamos de ler a Folha de São Paulo porque este periódico possui uma das melhores equipes jornalísticas do país.

Correção: Gostamos de ler a Folha de São Paulo porque esse periódico possui uma das melhores equipes jornalísticas do país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (469.3 Kb)   docx (311.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com