TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  2/4/2020  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

AV1 – RESENHA

Geovane Ruiz de Paiva

Instituto de Ensino Superior – UniCarioca

geovanneprivate@hotmail.com

Paiva, Geovane. Comunicação e Expressão. Rio de Janeiro. Unicarioca, 2020

A obra do autor, traz as informações básicas sobre a ortográfica, ressaltando diversas informações da linguagem portuguesa, muitas vezes despercebidas por serem "fáceis" demais, expondo essas informações por temas ou tópicos, num total de 6.

No primeiro tópico se faz uma abordagem sobre as regras de acentuação, dentre os destaques, são mencionados: oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, monossílabos, oxítonos, paroxítonos, proparoxítonos, trema, hífen, alfabeto, letras maiúsculas, minúsculas e também informando exceções, ou seja, regras especiais pertinente a língua portuguesa. Neste tópico também foram mencionadas a mudança da regra em diversos aspectos na ortografia brasileira.

No segundo tópico abrange mais "O Porquê", trazendo o conteúdo em sala de aula, com o intuito de diferenciar cada um dos Porquês, tendo em vista os 4 possíveis que são: Por Que, Por Quê, Porque, Porquê. E com isso, foram descritas as funções de cada aquisição.

Alguns exemplos são:

* "Por que" separado

“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor.

* "Porque" junto

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação.

* "Por quê" separado com acento

O “por quê” separado e com acento é um “por que” separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita.

* "Porquê" junto com acento

Nesse caso, o “porque” vira sinônimo da palavra "motivo".

No terceiro tópico busca expor as características dos Verbos, e todas as possibilidades dos verbos que são: Presente, Pretérito perfeito, Pretérito Imperfeito, Pretérito mais que perfeito, Futuro do presente, futuro do pretérito, Futuro, Subjuntivo, Imperativo, Indicativo, Infinitivo, Gerúndio e Particípio. Assim, foram descritas as importâncias do mesmo, e trazendo consigo o significado do tema que é: “toda palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.”

No quarto tópico traz até o leitor a ideias de colocação pronominal, e com isso, trazendo suas diretrizes básicas que são: Próclise, Ênclise e Mesóclise. Neste tema, foi também apresentado a função da coloca pronominal que é quando o pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase.

No quinto tópico foi apresentado as regras da acentuação em especifica a crase, trazendo as regras básicas e prática de utilização da mesma de formas distintas e com a justificativa em cada situação. Foi apresentada também o significado da mesma que é: Crase é um dos metaplasmos por supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma língua evolui. Neste caso, há a fusão de dois fonemas vocálicos idênticos e seguidos em um só.

Por fim, não menos importante, é interessante destacar que todas as obras foram bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com