TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  6/4/2020  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

Trabalho Avaliativo 02 (NOTA MÁXIMA: 5,5 pontos), sendo distribuídos pelos seguintes critérios:

CLAREZA (1,0 ponto)

OBJETIVIDADE (1,0 ponto)

COERÊNCIA TEXTUAL (1,0 ponto)

OBSERVAÇÃO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA (1,0 ponto)

ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DE UMA RESENHA (1,5 ponto)

A Variação Linguística Social é também conhecida como variação diastrática. Essa variação está relacionada a fatores econômicos, a classes sociais e ao acesso à educação. Também podem influenciar fatores como o sexo, a idade, o grau de escolaridade, a profissão do indivíduo. São exemplos típicos de variação social: a vocalização do -lh- > -i-, como em “mulher/muié”; “blusa/brusa”; “cantando/cantano”; a concordância nominal e verbal, como em “os meninos saíram cedo/os menino saiu cedo”. Da mesma forma que a variação diastrástica pode identificar determinados grupos ou profissões com, por exemplo, uma forma de falar própria de advogados, médicos ou surfistas, em alguns casos essa variação também provocar segregações sociais, quando utilizadas para “diminuir” pessoas, grupos ou regiões que falam “errado”, ou seja, cuja linguagem e fala são consideradas fora dos padrões da norma culta da Língua Portuguesa.

Diante do exposto, leia o arquivo disponibilizado no ambiente virtual (“O Preconceito Linguístico - Discriminação Social ou Linguística”) e redija uma resenha crítica de 25 a 30 linhas a respeito deste texto. Também está disponível no material, dois arquivos (Resenha Crítica 1 e Resenha Crítica 2), com orientações de como se produzir uma resenha crítica, e também mais um arquivo com uma entrevista que servirá de texto de apoio para melhor compreender a atividade proposta (arquivo “Entrevista - Preconceito Linguístico”)

FORMATAÇÃO DO TRABALHO:

O trabalho deverá ser preenchido com nome do aluno, período, disciplina, o bimestre. Deverá ser escrito em fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens padronizadas (esquerda 2, alto 2, direita 3, baixo 3). Utilize esse cabeçalho:

[pic 14]

 página onde aparecem.

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21]

[pic 22][pic 23]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com