TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação nas Organizações

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Lúcia Nayara Frota Menezes

Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações

                                                                 Tutor: Prof. Claudia Loureiro

        

Sobral

2018


Estudo de Caso de Harvard: Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise

Referência:

BECKAHM, W. Earl Sasser Heather. Caso Thomas Green (Havard Business School Publishing)  210 - p.03. 01 de maio,2008. s/local.

MCINTYRE, Scott Elmes. Como as pessoas geram o conflito nas organizações: estratégias individuais negociais.  Instituto Superior de Maia, Portugal. s/data.

Texto do Fichamento:

A comunicação eficiente é a base para manter e alavancar quaisquer crescimentos organizacional, ou pode vim a desestabilizar a mesma. O caso Thomas Green traz um desencontro exatamente nesse campo, uma promoção imposta a uma chefia imediata por meio de acesso do funcionário pela vice-presidência da empresa.

 A Dynamic Display trabalhava com automatização de serviços de atendimentos para companhias aéreas.

Green era um “talento em rápida ascensão” até o momento de sua promoção. Surpreendeu os altos postos da empresa, conseguindo “pular” alguns cargos, no entanto seu novo cargo atualmente exigia muito mais que apenas conhecimentos de vendas, exigia conhecimento de campo. A orientação para compensar tal deficiência era buscar outros especialistas mais experientes. Ao contrário da aproximação esperada as divergências com o chefe, Frank Davis se tornaram eram enormes, principalmente quanto a capacidade de vendas da empresa. Davis não aprovava a escolha de Green parra o cargo.  

Green analisou os dados da empresa e considera difícil se atingir a meta que Davis estabeleceu, enquanto para Davis trata-se apenas de negativismo por parte de Green. Desde disso Davis observava cada passo de Green, e este acabava por dar “desculpas” para seu pouco desempenho. O que a cada instante aparentava mais para Green que seu chefe possui uma grande desaprovação por sua contratação.

McDonald, superior de Green e Davis, recebeu as críticas sobre o desempenho de Green, e preferiu conferir com estes o que de fato estava acontecendo e quais os planos para mudar a situação.

 Cuidar e preservar uma boa comunicação interna é atuar como moderador das relações, preservando as imagens, reputações, marcas e os negócios da organização. Não questionando as atitudes em alguns momentos dúbias de Green, Daves não aparenta prontidão para ouvir (perceptível isso quanto ao ataque de Green quando este questiona suas projeções).

        Quanto a comunicação podemos observar que este triângulo de comunicação hierárquico traça de forma tensa toda a situação. Green surpreendeu McDonald, com isso conseguiu uma promoção bem ousada (e tornou sênior antes mesmo de adquirir experiencia como especialista). Com certeza ele demonstrou capacidade para assumir a nova função, no entanto em McDonald encontra-se a primeira quebra de comunicação e decisão hierárquica, por mais que Green tenha demonstrado uma enorme destreza, cabia a seu chefe direto essa promoção, ao decidir isto McDonald ignora a autoridade de Davis, também ao indica-lo a mudança de função de gerente de contas para especialista sênior (quando o normal seria ir antes para especialista após a categoria de sênior). Pela norma comum da empresa, cabia a Davis a escolha para o cargo, e ele fora surpreendido com a nomeação de Green.  Quanto a Green, a questão era operacional mesmo, seu relacionamento com a vice-diretora (McDonald) criou uma grande expectativa, que inicialmente foi difícil para este manejar, o novo cargo exigia feedback das situações de forma mais rápidas e seguras que seu cargo antigo, e, claro, uma supervisão e cobrança bem maior. Ele em muitos momentos foi displicente e mais preocupado em encontrar meios de manejar sua nova forma de vida (com viagens e distancias, namoro, nova morada) do que em aprender e se firmar no novo emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (750.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com