TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A busca por resultados acirra cada vez mais a competitividade entre as empresas, que almejam a excelência na gestão de pessoas, permitindo que as organizações planejem seu futuro, alinhando os objetivos e estratégias com as competências essenciais ao seu desenvolvimento.

O presente trabalho tem como propósito realizar uma análise sobre uma empresa familiar, do ramo alimentício sediada na cidade de Fortaleza/Ce.

As informações aqui contidas foram analisadas levando-se em consideração os aspectos inerentes ao desempenho da empresa no que diz respeito à gestão de pessoas no subsistema de Gestão por Competências.

Inicialmente é apresentada a Acerte Consultoria de RH, contendo sua caracterização, histórico, bem como missão, visão e valores.

Seguido das considerações sobre a proposta e plano de trabalho, análise e ponderações e por fim, nas considerações finais, serão enfatizados os pontos importantes na administração da Gestão por Competências na empresa investigada.

2 APRESENTAÇÃO DA CONSULTORIA

[pic 1]

A Acerte Consultoria de RH vem construindo sua história empresarial, no mercado da gestão de pessoas, atuando principalmente em Fortaleza e expandindo-se para todo o território nacional.

A sede administrativa está situada na Av. da Universidade Nº. 2932, no Bairro Benfica, na cidade de Fortaleza – Ceará.

Dentre seus executivos, destacamos:

  • Antonia Maria – Tecnologia e Projetos

Perfil Profissional: Graduanda em Gestão de Recursos Humanos, com ampla experiência na área de Gestão de Pessoas no setor privado;

  • Geísa Oliveira – Administrativo/Financeiro

Perfil Profissional: Tecnóloga em Processos Gerenciais, graduanda em Gestão de Recursos Humanos, com ampla experiência na área Administrativa e Financeira;

  • Vallidia Lemos – Comercial

Perfil Profissional: Graduanda em Gestão de Recursos Humanos, com ampla experiência na área da Saúde.

  MISSÃO

Buscar de forma contínua a excelência na gestão de pessoas, construindo relacionamentos, assegurando rentabilidade e crescimento para o negócio.

 VISÃO

Tornar-se referência na região Nordeste, posicionando-se entre as 05 maiores empresas no segmento de atuação até 2019.  

 VALORES

  • Agir com honestidade e transparência;
  • Respeitar as pessoas e suas diferenças;
  • Valorizar o trabalho em equipe;
  • Agregar valores na vida das pessoas;
  • Preservar a ética.

 

ALGUNS CLIENTES E PARCEIROS

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

        

3 PROPOSTA E PLANO DE TRABALHO

3.1 Caracterização

3.1.1 Identificação do Problema alvo

Identificar as competências necessárias para o desempenho das atividades, além do esperado, colocando em prática todo o seu conhecimento para o alcance das metas estipuladas, gerir as decisões no que tange às pessoas.

3.1.2 Análise do ambiente do projeto

        A Mix de Delicias Ltda, é uma empresa familiar que atua no ramo alimentício, fundada em Janeiro de 2003, conta com 80 funcionários diretos. Como toda empresa de pequeno porte, na sua maioria micro e pequena empresa obteve sucesso com uma administração familiar “amadora”, porém devido ao seu crescimento não pode mais tolerar a falta de competência de alguns colaboradores, perdas desnecessárias ou decisões equivocadas quanto à gestão de pessoas.    

3.1.3 Definição dos objetivos, desafios e metas a serem alcançadas

Objetivo Geral

        Mapear as necessidades desenvolvidas, de cada colaborador, em relação às atividades a serem exercidas.

Objetivo Específico

        Analisar por meio de dados, a importância das ferramentas utilizadas a fim de obter-se um resultado satisfatório.

Desafios

        Aderência por parte dos colaboradores e gestores para o detalhamento do projeto para que se possa identificar as falhas e prevenir possíveis rupturas  no decorrer da execução do mesmo.

Metas

Identificar e qualificar os profissionais, e dar a eles novos desafios e oportunidades para que se desenvolvam e cresçam mais rapidamente para ocupar posições chaves dentro das organizações.

3.1.4 Definição dos critérios de avaliação do projeto

Análise de todos os dados, processos e sistemas utilizados pela organização, bem como, das tecnologias de gestão utilizadas na solução atual e comparação com as disponibilidades do mercado dentro dos parâmetros financeiros da empresa.

Elaboração de um diagnóstico sobre a situação atual, apresentando propostas para a solução dos problemas e ineficiências identificadas que possam prejudicar o resultado operacional.

3.1.5 Elaboração dos estudos de viabilidade necessários

Determinará o ponto de situação da empresa quanto aos vetores de Poter – Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, para que de forma estruturada sejam decididas:

  • Alinhamento de todos os colaboradores com a filosofia da empresa
  • Alterações do modelo de gestão;
  • Otimização dos processos;
  • Aumentar a motivação organizacional;
  • Aperfeiçoamento da identidade da empresa;

As organizações em geral atravessam continuamente desafios e contingências cada vez mais velozes, cuja superação depende da capacidade para aproveitar as oportunidades e neutralizar as ameaças (PORTER, 1989).

3.1.6 Negociação e combinação dos recursos necessários

A empresa contratante irá pagar pelo serviço de consultoria da Acerte o equivalente a 10 salários mínimos e também disponibilizará todo o material necessário para a elaboração de cursos, treinamentos e workshops que se façam necessários para a execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com