TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria Administrativa

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

Apresentação < Empresa / História / Faturamento / Nº Funcionário >

  1. Thomaz Gouveia Filho proveniente da cidade de Funchal (Ilha da Madeira - Portugal) chega ao Brasil em 1929

Casa-se e tem cinco filhos, sendo o segundo deles (o primeiro homem) recebe o nome de Thomaz Gouveia Netto.

Em 1945, Inicia-se então o primeiro comércio do Sr. Thomaz: tecidos, zíperes, botões entre outros. A segunda loja vem um tempo depois, comercializando materiais, sacos fechados e, etc.

Após se casar, vem os filhos. O Empório Nossa Senhora Aparecida era pequeno para tantas pessoas, sonhos e objetivos. O patriarca começa a entender que precisava partir de Martinópolis em busca de realizações maiores

A chegada a São Paulo é marcada por muito trabalho, logo na primeira loja com os primeiros funcionários toda a família trabalhava para o crescimento do pequeno negócio, crescia também o respeito entre os fornecedores por aquela pequena Andorinha

Sr. Thomaz faleceu no ano de 1993, pouco depois a uma viagem a Martinópolis onde fora homenageado por familiares, amigos e políticos.

Hoje, a realidade é muito maior que seu sonho, administrado por seus filhos, o pequeno comércio transformou-se em um Hipermercado, possuindo mais de 300 mil clientes em uma área confortável para compras, com shopping e 1.200 vagas cobertas de estacionamento. Gerando hoje, mais de 2000 empregos diretos e facilitando a moradia de muitos de seus funcionários.

  1. Missão[a]

Garantir qualidade, conforto, preço justo, praticidade, variedade de produtos, excelência no atendimento, através de uma equipe altamente qualificada, dedicada a plena satisfação dos nossos clientes internos e externos

Visão

Consolidar-se como a melhor empresa no ramo do varejo supermercadista, sendo reconhecida e respeitada por pensar nas pessoas, através da prática de preços justos, desenvolver a comunidade e ter excelência no atendimento dos nossos clientes internos e externos

Valores

Ética e transparência

Compromisso social e sustentável

Prontidão para mudanças e Fé em Deus

Orgulho de ser Andorinha

  1. Número de funcionários: 1.728 + Terceiros (Shopping)
  2. Faturamento anual:

Em torno de R$500.000.000,00, de acordo com levantamento da associação brasileira de supermercados (abras) divulgado em 2016, o Andorinha faturou R$ 61,9 mil por metro quadrado em 2015, sendo até hoje, A maior empresa no ramo que lucra por m².

  • Analise SWOT:
    [pic 1]
  • 5 Forças de Porter.
  • Analise Mercado/concorrência
  1. Giga
  2. Carrefour
  3. Ourinhos
  4. Supermercado Peri
  5. Trimais/Bergamais(comprado por um dos antigos sócios recentemente)

Coleta de Dados

No dia 23/03/2019, tivemos a oportunidade de bater um papo e trocar algumas informações com três funcionários de 3 níveis hierárquicos diferentes, Felipe (Auxiliar Administração Estoque/Recebimento), Reni seu supervisor, e com o Adilson (Sócio-Diretor), conhecedor de toda estrutura do Andorinha, Thiago ficou responsável pela coleta de dados, e relatório sobre a cultura geral da instituição.

Em um bate papo bem descontraído, porém bem proveitoso, com o Sr. Adilson, que se mostrou muito confortável na maioria das vezes, ao tirar nossas dúvidas, com isto conseguimos entender certas posições que são muito claras em empresas familiares, como o nepotismo, onde os grandes cargos ou funções de grande responsabilidade, são ocupados por familiares, pela confiança e  em seguir à risca um padrão que é passado de geração em geração.

Ao nos contar sobre o planejamento se mostrou muito feliz e confiante, a diretoria do Andorinha, tem um planejamento já em andamento de abrir mais duas lojas até o segundo semestre de 2020, uma no Nordeste, uma no Sul do país.

A conversa foi fluindo e ao ser perguntado, sobre o setor em que localizamos um problema, mostrou desconhecimento do problema, porém diz confiar plenamente no profissional responsável pela área. E meio constrangido, prometeu procurar saber junto ao seu diretor logístico o tal problema.

Quando questionado sobre, o sistema ERP que já tinha sido adquirido, porém estava sendo pouco utilizado dentro de toda sua capacidade, mostrou certo arrependimento em ter investido  dinheiro no sistema, dizendo que acreditava muito no trabalho pessoal de cada um, e da forma manual sempre serviu e atendeu ao Andorinha.

Já com Reni, Thiago quis entender a estrutura operacional da área, e um dos primeiros assuntos foram a questão da divisão do trabalho, como era feito, como era o processo de escolha dos profissionais, e quem escolhia os colaboradores do setor, nesta hora mostrou certa desconfiança, ao responder, disse que a divisão é feita a partir da disponibilidade e demanda, ou seja, conforme iam chegando as entregas, era destinado o serviço a quem estivesse ocioso no momento.

Ao ser questionado sobre o grau de instrução de seus funcionários, e a forma que era feito o processo seletivo, se mostrou irritado, disse nos que quem contrata é o RH, e da prioridade aos funcionários frutos de indicação de outros, por entender sua área extremamente operacional, diz não acreditar existir necessidade do candidato ter um grau elevado de conhecimento, sendo possível lhe ensinar a maioria das tarefas.

        O papo fluiu, e ao ser questionado sobre o que ele achava da tecnologia foi sucinto ao dizer que acredita, que possa trazer benefícios porém se for utilizada corretamente, e sobre a quantidade de funcionários, era ele e uma equipe de 7 pessoas.        

        Sobre o operacional, foram feitas algumas perguntas ao Felipe, perguntamos sobre a utilização do sistema, e fomos surpreendidos ao saber que não era utilizado por falta de treinamento, e toda a inserção de dados  era feita de maneira manual, sentindo certo desabafo, nos disse também que achava que era muito tempo que levava para dar entrada nas NFs até ser estocados, os produtos, que levavam cerca de 1hora e 30 minutos.

Ao ser perguntado, sobre ociosidade, se ele via algo que no setor pudesse ser melhorado, viu que o numero de pessoas na área é maior do que a capacidade sistêmica e de infraestrutura que o processo permite, exemplo, por ter 6 operadores e apenas 4 maquinas em funcionamento, era preciso aguardar enquanto o colega terminava seu serviço, pela diferença de conhecimento e facilidade de cada um, sempre um ou outro demorava mais, fazendo que o colega esperasse demasiado tempo, até poder utilizar a estação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (501.4 Kb)   docx (431.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com