TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria Estratégica na Amazônia

Por:   •  21/4/2022  •  Resenha  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Campus Paragominas

Consultoria Estratégica na Amazônia

EMPREENDIMENTO:.

Paragominas - PA

2022

[pic 2]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Campus Paragominas

Consultoria Estratégica na Amazônia

EMPREENDIMENTO:.

Paragominas - PA

2022

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ETNOGRAFIA DA EMPRESA        5

2.2        ) Realização da Prática da Consultoria        7

2.2.1) Os Processos de Gestão com Pessoas        7

2.2.2) Demandas Comerciais Criativas        7

2.2.3) Análise da Necessidade de Automatização de Processos com Uso de Sistemas de Informação e Possível Implantação.        8

2.2.4) Análise do Registro do Empreendimento        9

2.2.5) Análise de Viabilidade fFnanceira        9

2.2.6) Análise dos Riscos e Qualidade dos Produtos e/ou Serviços.        11

3.        CONCLUSÃO        14

4.        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Chiavenato, administração se refere à combinação e aplicação de recursos organizacionais para alcançar objetivos e atingir desempenho excepcional. Todavia, em um mundo globalizado, cada vez mais competitivo, manter um negócio é desafiador. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Brasil é um dos países que mais abrem negócios no mundo, mesmo com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o empreendedorismo cresceu.

Para enfrentar os desafios empresariais que surgem com as constantes mudanças no cenário econômico, as empresas devem estar sempre atualizadas e capacitadas para desenvolver suas atividades, bem como lidar com os novos empreendimentos que surgem diariamente. Entretanto, grande parte das empresas não possui gestores e funcionários devidamente qualificados. Assim, uma consultoria empresarial poderá auxiliar essas organizações na tomada de decisão e melhoria de desempenho.

Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo a realização de uma consultoria na empresa Mendes Carvalho Materiais de Construção. Esta empresa do ramo de construção civil, fundada por Gean Silva Carvalho no ano de 2016, está localizada na cidade de Paragominas - PA.

Nesse sentido, este trabalho justifica-se pelo fato da importância da consultoria empresarial nas organizações, visto que ela proporciona acesso ao conhecimento especializado, otimização dos recursos disponíveis, agilidade na identificação e solução de problemas, melhor direcionamento estratégico, mais segurança e assertividade nas tomadas de decisão. A consultoria empresarial prestada à empresa Mendes Carvalho Materiais de Construção tem por objetivo a implantação de soluções criativas para problemas encontrados na organização, abrangendo áreas como: gestão de pessoas, gestão de qualidade, demandas comerciais, sistema de informação e finanças.

Portanto, com a realização da consultoria, a mesma poderá contribuir para o desenvolvimento do empreendimento.

  1. ETNOGRAFIA DA EMPRESA

A empresa Mendes Carvalho, loja de materiais de construção, foi inaugurada no ano de 2016, pelo proprietário o Sr. Gean Silva Carvalho, nascido na pequena cidade de João Lisboa, no interior do Maranhão. Vindo de uma família humilde, o então empresário nunca tinha trabalhado no meio empresarial, somente um familiar que teve uma empresa.

A construção dessa empresa foi um projeto de vida baseado em sua antiga profissão, que era encarregado de construção civil, após a sua última experiência profissional, ele decidiu entrar para o ramo empresarial. Ao se desligar da empresa o mesmo obteve o capital necessário para iniciar o seu próprio negócio.

 Mendes Carvalho é o nome dado a empresa devido a junção de dois sobrenomes, que é o do proprietário e o do seu cônjuge. A empresa possui 06 anos no mercado e durante esse período foi crescendo e saindo do enquadramento de MEI (Microempreendedor Individual) para a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) tendo como a grande maioria de clientes a classe popular. 

A empresa conta com uma área média de 160m², possui um espaço interno organizado, com uma ampla variedade de produtos, o depósito de estoque é amplo, com uma área aproximada de 145m², onde ficam armazenado todos os produtos, tais como: tubos, conexões, cimentos, telhas, forros, e entre outros. [pic 3]

[pic 4]

A empresa fica localizada no município de Paragominas, no bairro Nagibão, próximo ao comercial Guadalupe, de frente para a praça do bairro. A publicidade da empresa é realizada por meio do carro de som, redes sociais, através de aplicativo os clientes conseguem fazer orçamento, compras e pagamentos.

[pic 5]

  1. ) Realização da Prática da Consultoria

A equipe se organizou para realizar a consultoria no estabelecimento no dia 26 de dezembro de 2021, das 9 horas até as 11 horas da manhã, com uma breve analise do estabelecimento, assim propondo proposta de melhoria e qualidade em seu empreendimento.

2.2.1) Os Processos de Gestão com Pessoas

  • O processo de agregar, na empresa Mendes Carvalho é realizado através de divulgações das vagas nas redes sociais, a seleção organiza os requisitos necessários, as competências e habilidades do candidato para ocupar o cargo adequado.

  • O processo de desenvolver, é realizado através do aperfeiçoamento das habilidades e competências do colaborador dentro da empresa, ao longo prazo, que ao passar pelo desenvolvimento pessoal, possibilita a promoção de cargo para a área que seus talentos podem ser melhor aproveitados.

  • O processo de manter sucede com base na teoria y, o colaborador tem autonomia de exercer suas funções, com liberdade e responsabilidade, participam das tomadas de decisões.

2.2.2) Demandas Comerciais Criativas

     

Foto da fachada da loja                                             Foto do interior da loja

Email:   Telefone        

Oferta X Demandas

A oferta e a demanda são fatores que muito contribuem para o desenvolvimento da empresa, pois alinhado as ideias inovadoras, versátil e criativas trazem um diferencial no posicionamento da empresa. Alavancando o negócio e suas estratégias de vendas e promoção.

Na Empresa Mendes Carvalho sugerimos a construção de uma nova fachada na entrada principal da loja, para dá uma maior visibilidade ao empreendimento bem como atrair os clientes. Sugestão de implantação de prateleiras e armários mais compacta e de multiuso. Assim como vitrines e catálogos de produtos ou amostras com a maior capacidade de interação e participação do cliente na efetivação da sua compra e na construção do seu projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com