TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consultoria na Prática

Por:   •  17/6/2019  •  Abstract  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

O termo consultoria é comumente definido como um serviço prestado por um profissional especializado a uma empresa, onde são analisados diversos fatores objetivando realizar alterações a fim de melhorar os resultados operacionais da organização. Para uma consultoria eficiente, primeiro deve ser realizado um estudo aprofundado sobre as áreas a serem atendidas e, após as verificações, a consultoria é colocada em prática. Para analisar a R&E Eventos, este artigo foi dividido em tópicos visando a melhor visualização da empresa como um todo. Metodologia é todo o processo de pesquisa, métodos e análise realizada durante a elaboração do artigo para conhecimento e aprofundamento do tema estudado, que leva a identificar a forma pela qual se alcançou os objetivos estabelecidos.PRODANOV, Freitas (2013 pág. 24) diz que “método é um procedimento a ser seguido quando se quer alcançar um determinado fim e, como a finalidade da ciência é buscar o conhecimento, pode-se dizer que o método científico é um conjunto de procedimentos com o propósito de atingir o conhecimento”. Para Gil (1995, p. 158) as fontes escritas na maioria das vezes são muito ricas e ajudam o pesquisador a não perder tanto tempo na hora da busca de material em campo, sabendo que em algumas circunstâncias só é possível a investigação social através de documentos.

A coleta de dados é o exercício de se pesquisar, ou seja, o ato de se fundamentar fatos através de recolhimentos de documentos que se possam provar o objeto de estudo. Proporciona a análise de ponto a ponto dos fatos ou fenômenos que estão ocorrendo em uma organização, sendo o ponto de partida para a elaboração e execução de um trabalho. A coleta de dados pode ser através de dados impressos como jornais, revistas, arquivos históricos, livros, diários, dados estatísticos, biografias. A elaboração é composta por três fases distintas e que complementam uma a outra: Seleção, Codificação e Tabulação.

A pesquisa de campo segundo Trujillo, 1982 pág. 229:

“Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. A pesquisa de campo propriamente dita “não deve ser confundida com a simples coleta de dados (esta última corresponde à segunda fase de qualquer pesquisa); é algo mais que isso, pois exige contar com controles adequados e com objetivos preestabelecidos que discriminam suficientemente o que deve ser coletado”.

Lakatos e Marconi (1985) definem a pesquisa estruturada como a observação sistemática, mas também pode ser denominada controlada e planejada. Este tipo de pesquisa usa instrumento para a coleta de dados e é realizada sob controle para responder aos objetivos planejados antecipadamente. Na Pesquisa Estruturada os pesquisadores usam os recursos de busca conforme vai sendo necessário. O pesquisador delimita o campo e usa instrumentos próprios ao que se procura.

A entrevista estruturada, ou questionário, geralmente é utilizado nos censos como, por exemplo, os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas pesquisas de opinião, nas pesquisas eleitorais, nas pesquisas mercadológicas, pesquisas de audiência, e outros. Na entrevista semiestruturada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com