TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Empresarial

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 9

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Fernanda Jardim Da Silva

Francieli Marques Espíndola

Flávia Patricia M. R. Pereira

Raianne Silva Pires

Professora: Janaina Tramontin

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG0795) – Seminário Interdisciplinar III

24/11/2017

RESUMO

Este trabalho visa o desenvolvimento da contabilidade empresarial, ela é extremamente importante e eficaz, quando conduzida de maneira correta, visando o desenvolvimento da Contabilidade Empresarial em geral, será abordado sobre a exploração de temas teóricos, apresentando de forma sucinta e aproximando da atual realidade. O desígnio deste assunto é elucidar sobre a importância de um bom planejamento estratégico e tributário, com fim de tornar as atividades organizacionais mais ágeis e confiáveis dentro das corporações. O método utilizado para elaboração deste trabalho foi à pesquisa documental, artigos disponibilizados na internet, bem como, blogs e portais informativos, que orientam sobre o assunto. Pelo presente, houve a possibilidade de ilustrar e expor os aspectos fundamentais da contabilidade empresarial, aos gestores de organizações, permitindo a conhecimento e distinção da Contabilidade. Diante de uma sociedade globalizada e cada vez mais competitiva, é de suma importância que os profissionais envolvidos nas organizações estejam bem informados sobre os aspectos econômicos e financeiros, pois são estas peculiaridades que determinam a trajetória da empresa.

Palavras-chave: Contabilidade. Planejamento. Competência.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será desenvolvido o conceito de contabilidade empresarial resumidamente, dentro da contabilidade empresarial existem mais duas, que são o alicerce para que uma empresa seja bem sucedida no mercado, que é a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial, uma engloba a outra e será explicado cada uma delas, mostrando quais as suas funções dentro da empresa.

A contabilidade empresarial traz uma série de benefícios para os agentes ligados a uma organização, sejam eles gestores, colaboradores e até mesmo a própria empresa, com alguém que saiba aplicar a contabilidade empresarial dentro da empresa, ela é muito útil, pois é possível aperfeiçoar custos e melhorar processos contábeis, além de aumentar vendas e receitas, além de ajustar as conformidades dentro da empresa, sendo ela organizações e legislações, ela também permite diminuir as chances de problemas com o governo (Receita Federal, Ministério do Trabalho, Órgãos fiscalizadores, entre outros). Com toda essa ferramenta ela acaba tornando a empresa como um importante destaque e ocasionando um diferencial competitivo diante as outras empresas no mercado.

O trabalho tem como objetivo mostrar ao leitor que a contabilidade existe para mudar o futuro da empresa, ela foi criada para ter a capacidade de responder dúvidas e de atender as necessidades de quem a estuda e de quem a necessita dentro de sua empresa, ela permite através de suas técnicas, manter um controle permanente dentro da empresa.

2 CONTABILIDADE EMPRESARIAL

2.1 PRINCIPAIS CONCEITOS E SEU OBJETIVO

A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. Dessa forma podemos dizer que a contabilidade se iniciou de uma experiência comum, com o homem primitivo, sua maneira simples de contar já era um modo de inventário, pois tinha como objetivo o controle do seu patrimônio, como rebanhos, fardos de alimentos, instrumentos de caça, pesca e outros bens quantitativos, o que mostra que o homem da antiguidade já tinha a preocupação com a riqueza e a propriedade, como acontece atualmente. Então podemos dizer que a contabilidade desde seu fundamento tinha por finalidade permitir que se tivesse conhecimento e controle sobre o seu patrimônio financeiro. Por esse motivo se definiu que “a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa”. (Osni Moura Ribeiro, 1999, p.33)

Normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio, passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a essas necessidades.

Com a formação de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivíduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, além da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social. Assim, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu ou foi criada em função de sua característica utilitária, de sua capacidade de responder a dúvidas e de atender as necessidades de seus usuários. Então podemos dizer que a contabilidade desde seu fundamento tinha por finalidade permitir que se tivesse conhecimento e controle sobre produtos mais rentáveis, podendo avaliar resultados de seu patrimônio financeiro. Logo com o crescimento econômico, estas informações passaram a ser cada vez mais relevantes, dentro das organizações. Características essas que trouxeram não só o surgimento da contabilidade, mas uma grande evolução para as empresas.

A contabilidade empresarial por sua vez é a junção da contabilidade financeira, que está ligada a contabilidade patrimonial, com a contabilidade gerencial que está ligada a contabilidade de custos. A contabilidade empresarial envolve as rotinas profissionais dentro das organizações, ela inclui processos fiscais, tributários, previdenciários, legais e entendimento das legislações comerciais necessárias para o funcionamento das empresas. Ela engloba processos contábeis orientados para manter uma empresa funcionando de forma regularizada junto ao governo. Além disso, ela também fornece relatórios, análises e estudos para que os gestores entendam melhor os aspectos econômicos do negócio, sendo assim ela permite que os gestores tenham confiança em seu trabalho, o que garante maior segurança e eficácia em qualquer decisão tomada referente à sua empresa. Logo podemos afirmar que o objetivo principal da contabilidade é de gerar informações para a tomada de decisões racionais tanto por usuários internos, quanto por usuários externos da informação contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com