TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Gerencial

Por:   •  28/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS

CONTABILIDADE GERENCIAL

Discente: Mayane Santos Dias

ATIVIDADE AVALIATIVA

1 - Faça um texto dissertativo apresentando uma definição para Contabilidade Gerencial, suas funções, o que a difere da contabilidade financeira (abordando aspectos como usuários, tipo e qualidade de informações; tipos, objetivos, frequência e perspectiva dos relatórios, os princípios que as norteiam etc. ); assim como a sua importância para a administração.

A Contabilidade Gerencial tem como função fornecer informações que auxiliam a administração a tomar decisões e a criar estratégias para o melhor desempenho da organização. O trabalho realizado pela Contabilidade Gerencial atua em conjunto com a contabilidade que é obrigatória em todas as organizações, e fornece ao público interno informações complementares que ajudam e torna mais fácil decidir ações em torno de investimentos, corte de despesas e outras ações.

Uma economia cada vez mais globalizada e com um fluxo intenso de informações tem exigido cada vez mais das organizações na busca por se manterem competitivas no mercado. Dessa forma, é preciso utilizar ferramentas que ajudem a gestão a melhorar seu desempenho e se manter atenta às questões sociais e ambientais em que ela está inserida.

A Contabilidade Gerencial e Financeira se diferenciam em vários aspectos. Por um lado, a Contabilidade Financeira tem como público alvo o público externo e a realização de relatórios como o balanço patrimonial, demonstrativos de resultados e de fluxo de caixa, para fins de fiscalização do governo e analises de desempenho. Por outro lado a Contabilidade Gerencial tem como público alvo o público interno da organização, a exerce a função de coleta e repasse de dados quantitativos e qualitativos, com fonte dentro e fora da organização, fornecendo-os aos tomadores de decisão. Apesar das diferenças entre as duas contabilidades citadas anteriormente, elas funcionam em conjunto e a informação de uma complementa a da outra.

Além disso, podemos citar também os princípios globais da contabilidade gerencial. O primeiro princípio está relacionado à comunicação e refere-se à importância de discutir as necessidades dos tomadores de decisão e de ter em mente quais as informações certas e quais as pessoas a quem esta informação está direcionada. Outro princípio refere-se às características das informações e dele pode-se extrair que as informações, sejam elas quantitativas ou qualitativas, podem ser obtidas tanto dentro da organização como fora dos limites da mesma. E, além disso, que elas podem ser de fatos ocorridos no presente, no passado ou até mesmo de previsões futuras, e cada um dos casos terá relevância a depender da forma como será utilizada.

O terceiro princípio refere-se à importância de analisar os diferentes cenários. Assim, ao transformar as informações em ideias é preciso que ocorra uma analise de quais os impactos que elas irão causar em diferentes cenários. Já o quarto princípio está relacionado ao gerenciamento de recursos e a construção da confiança. É neste princípio que se discute a importância da reputação da organização. Faz parte da contabilidade gerencial a adoção de práticas que levem em conta a integridade e o alinhamento com os valores da empresa, além de levar em conta a sustentabilidade e a ética, para que as decisões tomadas resultem de forma positiva na reputação da empresa e no seu impacto na sociedade, seja em termos sociais ou ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (150.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com