TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição de Max Weber

Por:   •  5/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

1. Apresente as principais características do pensamento social alemão (século XIX).

Max Weber afirma que os indivíduos fazem a sociedade, por isso não existem meros fatos sociais que controlam nossas ações, pois ele passa a olhar para o indivíduo como formador da sociedade, e não o contrário, como Durkheim. Existem, portanto as ações sociais que são estabelecidas em contato com o outro, através da comunicação, ou seja, se for estritamente particular, não pode ser considerada ação social, logo elas são classificadas em racionais em relação a fins ou em relação a valores, afetivas ou tradicionais.

2. Cite as diferentes concepções de história nas análises de Durkheim e de Weber.

Para Durkheim, a sociedade é um todo complexo ordenado por fatos e regido por funções que são os montes para entendê-la. Segundo ele, além da compreensão das funções, deveria haver, por parte do sociólogo, uma compreensão dos fatos que regem as diferentes sociedades, pois eles são fixos. Nas suas palavras, tais fatos são externos ao indivíduo, coercitivos e generalizantes, o que faz com que seja a única opção de entendimento concreto e científico da sociedade. Weber discordou de maneira vigorosa da teoria sociológica de Durkheim. Para aquele, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais. O papel do sociólogo é compreender o funcionamento da sociedade pelo entendimento das ações sociais individuais via método compreensivo.

3. Fale sobre o método e o objeto de investigação proposto por Weber, para estudar a sociedade.

Weber buscou entender o sentido no comportamento humano, além disso, ele introduziu pesquisas relacionadas a ética protestante e o espírito do capitalismo, interagiu também entre a política e o espaço social. Por fim, teve pesquisas relacionadas ao estudo de burocratização da sociedade e propôs a reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador. Seu principal objeto de análise era a ação social, pois segundo Weber, a melhor maneira de estudar o comportamento do ser humano, seria por meio das suas ações em sociedade. Assim, ele categorizou as ações sociais em: referente a valores; referente a fins; modo tradicional e o modo afetivo emocional.

4. Weber acredita na coerção ou na motivação como fator que influencia as ações sociais? Justifique. Na motivação. Porque ela estabelece conexões e os efeitos de sua ação permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com