TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuições de Comte, Durkheim e Weber para a Sociologia

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

1- Contribuições de Comte, Durkheim e Weber para a Sociologia.

Comte, Durkheim e Weber muito contribuíram para a sociologia. As bases do pensamento sociológico foram sistematizadas por Comte,com seu método positivista. Ele aprimorou o mesmo método usado nas ciências naturais para as ciências sociais ou humanas. A partir de então, o estudo das Ciências Sociais foi se tornando gradativamente um marco. Segundo ele os fenômenos sociais podem ser percebidos como outros fenômenos da natureza, ou seja obedecendo as leis gerais. Para que o ser humano possa melhorar a sua realidade é preciso que ele saiba o que acontecerá a partir das suas ações.

Durkheim, por sua vez, deu continuidade a obra de Comte, ele é considerado um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações dessa nova ciência, a Sociologia deveria preocupar-se, portanto, com os fatos ou fenômenos sociais. Ao invés de estudar os indivíduos, deveria estudar os aspectos da vida em sociedade que modelam as ações dos indivíduos, como a família, a religião, a política etc. Tais fatos sociais são maneiras de sentir, de pensar e de agir como práticas coletivas de todo grupo humano que exerce coerção sobre indivíduos, como a religião, a divisão social do trabalho e a família monogâmica. Assim ele formulou com clareza os tipos de acontecimentos sobre o quais os sociólogo deveria se debruçar e definiu qual deveria ser o objeto de estudo da Sociologia.

Weber, diferentemente de Durkheim concentra sua atenção no sujeito individual, enfatizando à relação na qual a atribuição de sentido pelo indivíduo é a base de uma ação social. O objeto da sociologia deve ser buscado pelo método de compreensão, baseado no estudo da mente humana. Weber concebeu a pessoa humana como um ser capaz de agir e que não e passivo frente às forças da natureza. Dessa forma, na teoria de Weber, é o ser humano, o indivíduo social, quem dá significado à ação: cada indivíduo age por um motivo que lhe é dado, seja pela tradição, seja pela emotividade, seja por interesses racionais. Cabe à Sociologia descobrir esses possíveis sentidos presentes na realidade.

2- Instituição Social

instituição social é um sistema organizado de relações sociais relativamente permanente e que incorpora certos padrões de comportamentos com a finalidade de satisfazer e/ ou vir ao encontro das necessidades básicas de uma sociedade. Possui uma relação de interdependência, ou seja, não atua de maneira isolada, ela surgem para suprir diversas necessidades humanas.

Exemplos de instituições sociais

 Instituições Familiares – esta é a primeira instituição ao qual fazemos parte e possui como funções principais reprodução, econômica e educacional.

 Instituição de Ensino – empenhadas em disseminar o conhecimento como escolas e universidade, é onde passamos boa parte da nossa vida.

 Instituições de lazer – onde se busca o entretenimento entre os seres sociais, como festas juninas, carnavalescas, natalinas, clubes, entre outros.

Dentre as características das instituições, podemos dizer que elas são intencionais, cada uma possui o seu objetivo, constroem e apresentam à sociedade valores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com