TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DURKHEIM, WEBER E MARX

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário: Émile Durkheim

1. O que são os fatos sociais?

2. Por que a sociedade não é a soma dos indivíduos que a compõem?

3. De que forma o comportamento inovador é viável?

4. Quais são os tipos de solidariedade? Explique cada uma.

5. Qual é o significado de moral?

6. Qual é o papel do grupo profissional?

7. Como ocorre o estado de anomia?

8. Explique: a luta entre as classes é uma expressão da anormalidade nas relações sociais?

Questionário: Karl Marx

9. Qual é a premissa da análise marxista da sociedade?

10. Qual é o conceito de: forças produtivas e relações sociais de produção?

11. Explique: o que forma a estrutura de uma sociedade? E a Superestrutura?

12. Explique a teoria de Marx para: classes sociais e estrutura social.

13. Qual é o papel revolucionário da burguesia?

14. Por que o fundamento da alienação se encontra na atividade humana prática: o trabalho?

15. O que ocorre quando a necessidade de expansão das forças produtivas de uma dada formação social choca-se com as estruturas econômicas, sociais e políticas vigentes?

Questionário: Max Weber

17. Qual é a distinção entre política e ciência?

18. O que são os tipos ideais?

19 a.Qual é o conceito de ação para Weber?

b.Quais são os tipos de ação? Explique cada uma.

20. Defina: a divisão do poder na comunidade – classes, estamentos e partidos.

Fonte de Consulta: Um toque de Clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

Émile Durkheim

1- Fatos sociais segundo Durkheim é todo fenômeno que compreende a maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.

2- Porque a sociedade é um sistema formado pela associação dos indivíduos, ou seja que suas consciências estejam combinadas, desta combinação que surge a sociedade.

3- Ele se torna viável quando muitos começam a usar, Durkheim vê o comportamento inovador, como algo bom para a sociedade, como educar os filhos com autoridade e não força.

4- Sociedade mecânica: Segundo Durkheim, a solidariedade do tipo mecânica depende da extensão da vida social que a consciência coletiva (ou comum) alcança. Quanto mais forte a consciência coletiva, maior a intensidade da solidariedade mecânica. Aliás, para o indivíduo, seu desejo e sua vontade são o desejo e a vontade da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social.

Sociedade orgânica: ocorre um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições e, sobretudo, uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais. Na solidariedade orgânica ocorre um processo de individualização dos membros dessa sociedade, os quais assumem funções específicas dentro dessa divisão do trabalho social.

5- Moral é tudo aquilo o que é fonte de solidariedade, tudo o que força o individuo a contar com seu próximo, a regular seus movimentos com base em outra coisa que não os impulsos de seu egoísmo, normas de conduta.

6- Os agrupamentos profissionais contribuiriam no sentido de aproximar os indivíduos do Estado e correlatamente regulamentar as atividades produtivas, impedindo o desregramento e a consequente “anomia”.

7- Para Durkheim o estado de anomia se dá quando uma sociedade tem um enfraquecimento de suas normas e a considerava como um tipo de desorganização da sociedade que enfraqueceria a integração dos indivíduos.

8- Sim, pois a luta de classes é um conflito entre as classes e provoca uma desorganização na sociedade, afetando relações sociais.

Karl Marx

9- A premissa da análise marxista da sociedade é a existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, dão origem à sua vida material.

10- Força produtiva: bens que os homens necessitam para agir sobre a natureza e transformá-la a seu favor na busca pela satisfação de suas necessidades básicas.

Relações sociais de produção: refere-se às formas estabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada sociedade e em um período histórico determinado. Ele expressa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com