TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Convergência CPC

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2
  • Busca pela adequação e ajuste de seus negócios à luz das normas internacionais;
  • Padrão para as PMEs melhora a comparabilidade e qualidade das informações entre negócios de mesmo segmento;
  • Auxilia na captação de novos investimentos de terceiros como empréstimos e financiamentos
  • Adoção demonstra boa governança corporativa, mesmo que ainda em muitos casos em estágio embrionário como nos presentes em micro e pequenas empresas;
  • Desafios: controles internos, treinamento contínuo dos profissionais, atendimento constante às normas internacionais;
  • Adoção implica em custos de implementação de IFRS para PME

As impressões iniciais quanto ao processo de convergência das normas internacionais nas PMEs no Brasil

As pequenas e médias empresas no Brasil representam uma porcentagem significativa da população de empresas abertas no país ao longo das últimas décadas. Com o crescimento da economia brasileira, os cidadãos deram início ao processo de abertura de seus próprios negócios visando maior independência em suas vidas e tornando-se patrões de si mesmos, sonho de grande parcela dos brasileiros.

Com o crescimento das PMEs no país, é sabido a necessidade de adequação das companhias – não importando seu tamanho e faturamento – em normas usualmente aceitas pelo mercado com o objetivo de atender os requisitos requeridos, por exemplo, por instituições financeiras para captação de novos empréstimos. Dessa forma, cada vez mais as pequenas e médias empresas necessitam convergir suas informações financeiras aos padrões internacionais para atender tais exigências. A partir da convergência das normas, as implicações dão início como: reeducação dos profissionais contábeis para compreender e implementar as IFRS para PME de forma correta, os altos custos para tais companhias na adoção das novas regras contábeis e a qualidade do trabalho a ser realizado de forma contínua.

Ao adotarem as regras internacionais, as PMEs brasileiras são capazes de elevar e melhorar seus controles internos, dão continuidade ao crescimento das boas práticas de governança corporativa e têm a possibilidade de apresentar relatório financeiros de qualidade, comparáveis com os demais negócios do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com