TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conversa Geração Y

Por:   •  29/6/2021  •  Resenha  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC 

CAMPUS FLORIANÓPOLIS - TRINDADE 

Centro Socioeconômico - Departamento de Ciência da Administração 

CAD7003 - Administração da Comunicação

Professor: Marco Ocke

Aluna: Isabella Lacerda

COMUNICAÇÃO INTERNA E GERAÇÃO Y

GUIA DE RECOMENDAÇÕES

A população é separada em quatro tipos de gerações, de acordo com o ano em que nasceram, pois, cada época tem um contexto diferente, impactando na economia, nos valores culturais e nas relações interpessoais.

[pic 1]

Fonte: (EN)Cena

A geração Y abrange as pessoas que nasceram próximas a virada do milênio (também conhecidas como millennials) nos anos 80 e 90 e cresceram em meio ao grande avanço tecnológico, tendo acesso a informação e ao conhecimento, se tornando pessoas movidas pelo desafio.  Essa geração viveu a infância em um mundo globalizado então os meios tradicionais não as satisfazem. Já receberam diversas críticas como distraídos, superficiais e até egoístas, pois estão acostumados a pedir e ter o que querem, mas isso tudo não são pontos negativos e sim positivos, pois se preocupam com o meio em que vivem e possuem a necessidade da autorrealização. Segundo o site Galileu, uma pesquisa no Departamento de Educação dos Estados Unidos revelou que crianças que usam programa online par aprender ficam nove pontos acima da média geral e são mais motivadas, o que acontece com as pessoas da geração Y.

        Os profissionais da geração Y estão em busca de rápida ascensão no mercado de trabalho, pois são profissionais ansiosos e imediatistas. No ambiente organizacional, a geração Y possuem algumas demandas, como a liderança, pois procuram uma empresa que agregue a sua carreira, a flexibilidade de horários e tarefas, o aprendizado, pois o dinheiro não é suficiente, a geração Y anseia por aprender, querem reconhecimento no trabalho, o que o torna satisfatório e por possuírem comportamento e características imediatas, buscam por metas a curto prazo, além de um feedback, onde conseguem compreender a situação dentro da empresa e onde estão os seus pontos fortes e fracos e um ambiente moderno, pois aquele uniforme tradicional não os agrada, eles querem um ambiente descontraído, moderno e confortável.

        No entanto, essa ansiedade da geração Y e essa vontade de ser tudo imediato acaba gerando problemas de adaptação no mercado e nas organizações, pois as organizações precisam melhorar alguns pontos indesejados por essa geração, para assim sobressair somente os pontos positivos e não desmotivá-los. Para que haja uma comunicação efetiva com essa geração, é preciso pensar em estratégias de comunicação interna, desenvolvendo meios de comunicação ágil e transparente.

        Um infográfico desenvolvido pela Innovare Pesquisa traz dados estatísticos interessantes:

[pic 2]

                             Fonte: Innovare Pesquisa

Sendo assim, foi desenvolvido um guia de recomendações para as organizações se comunicarem de forma eficiente com a geração Y:

        

[pic 3]

                 Fonte: autor

É importante então que as organizações adaptem a sua comunicação à geração Y. Muita informalidade não é muito interessante, mas deixar uma comunicação mais descontraída é de suma importância. O WhatsApp e a Intranet são pontos favoráveis a isso, pois hoje em dia conversamos até com o nosso chefe pelo WhatsApp e nos sentimos confortáveis em relação a isso, pois é uma comunicação fácil, rápida e ágil. Segundo OLIVEIRA (2015), “a lealdade cega e irrestrita às empresas está fora de moda. Se não tiver a sensação de que está crescendo, a geração Y continuará olhando para fora e mudará assim que surgir uma oportunidade mais adaptada às suas expectativas”. De fato, o importante é ouvi-los sempre e abrir um espaço que permita que exponham os seus pensamentos e ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (604.6 Kb)   docx (525.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com