TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Copa do Mundo no Brasil

Por:   •  14/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.532 Palavras (19 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 19

Copa do Mundo no Brasil

  1. CAPITULO 1- INTRODUÇÃO

O debate em torno do mundo do esporte como fator causador de mudanças sociais, culturais, políticas e econômicas vem sendo cada vez mais frequente. O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais do século XX, capaz de gerar oportunidades únicas, fortalecendo o patriotismo, e podendo ser entendido como uma indústria do entretenimento.

Dentre os megaeventos esportivos, o principal é a Copa do Mundo e em 2014 ela será realizada no Brasil em Junho, como forma de esclarecimento será apontada a projeção dos impactos econômicos, sociais e de infraestrutura da Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Serão analisadas as projeções futuras para esse grande evento que será realizado no país, com o intuito de saber quais serão os efeitos que a copa irá deixar para os brasileiros e para as cidades que sediaram o evento.

Tem-se como objetivos específicos: verificar os dados econômicos e projeções dos impactos econômicos, sociais e de infraestrutura, realizados pelo Governo Federal e ministério dos esportes sobre o evento; analisar os custos sobre os investimentos e prazos de entrega das obras nas cidades sedes; analisar a projeção de geração de empregos nas cidades sedes; mensurar o índice de crescimento do turismo nos locais que sediaram o evento e avaliar os pontos positivos e negativos com relação à Copa do Mundo para o país.

Diante deste cenário, a questão que norteia esse trabalho é: “Quais os possíveis efeitos da Copa do Mundo 2014 na infraestrutura, economia e aspectos sociais nas cidades sedes? ”.

A escolha do tema justifica-se pela grande evidência do assunto, pela magnitude dos valores aplicados para a realização do evento, pela defasagem entre os projetos idealizados e as obras efetivamente concluídas e pelas manifestações sociais que ocorreram recentemente questionando o montante dos recursos aplicados e os benefícios para a sociedade em geral que essas obras irão trazer. A fim de esclarecer a sociedade, sobre os diversos acontecimentos previstos sobre o assunto Copa do Mundo no Brasil.

Será proposto, um parecer provisório de legados pós-copa para a sociedade. Pois para a população fatores negativos insistem vir em pauta, para eles o megaevento será um fardo a se carregar por anos de recuperação, quando esse recurso financeiro nela investido, poderia ter sido gasto no que parece ter caráter emergencial: saúde pública, educação de qualidade, transporte acessível e segurança.

Mencionando ainda as superfaturadas obras de melhoramento e construção de benfeitorias em todas as cidades sedes, que se estima ter ultrapassado o valor previsto ainda com atrasos, o que deverá ser transformado em dívidas de anos.

O referido artigo está subdividido em três capítulos. Neste capítulo introdutório, é apresentada uma visão geral da Copa do Mundo e dos principais aspectos relacionados ao evento. A história de crescimento e desenvolvimento da Copa de Mundo desde as primeiras competições até os dias atuais é mostrada no capítulo 2. No Capítulo 3, são apresentados os principais aspectos econômicos, de infraestrutura e turismo relacionados à Copa do Mundo FIFA. Na sequência, serão apresentadas as conclusões.

  1. METODOLOGIA

Este estudo trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, segundo Lakatos e Marconi (2005, p. 20), “[...] com métodos de pesquisa descritiva, documental, abordagem qualitativa e com coleta de dados primários e secundários”.

Segundo Godoy (1995, p.58) algumas características principais de uma pesquisa qualitativa são: considera o ambiente como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento chave; possui caráter descritivo; o processo é o foco principal de abordagem e não o resultado ou o produto; a análise dos dados e realizada de forma intuitiva e indutivamente pelo pesquisador; não requereu o uso de técnicas e métodos estatísticos; e, por fim, tem como preocupação maior a interpretação de fenômenos e a atribuição de resultados.

Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram artigos científicos, livros e documentários sobre o tema.

A pesquisa descritiva, segundo Gil (2008), descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.

        A coleta de dados segundo Severiano (2007) “tem-se como fonte documentos no sentido amplo, “[...]”. Nestes casos, os conteúdos dos textos ainda não tiveram nenhum tratamento analítico, são ainda matéria prima, a partir da qual o pesquisador vai desenvolver sua investigação e análise.

3. CAPITULO 2 - A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

Copa do Mundo de Futebol, o maior evento esportivo desde a sua criação. O acontecimento mais desejado pelos atletas de futebol e o mais visto por torcedores do mundo inteiro. Sua história de 20 edições, explica um pouco, essa paixão cultivada há tantos anos por tantos torcedores.

3.1 A História da Copa do Mundo

O francês Jules Rimet criou à primeira Copa do Mundo, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (abreviação de Federation International Football Association).

A competição foi realizada em 1930, no Uruguai, convidando um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920, pelo inovador Jules Rimet, que teve a ideia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais. A taça de ouro original levou o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930, antes de a Segunda interromper o campeonato por doze anos. Foram escolhidas treze seleções previamente selecionadas pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias. Das treze equipes, sete foram da  América Latina (UruguaiArgentinaBolíviaBrasilChileParaguai e Peru), quatro da Europa (BélgicaFrançaIugoslávia e Romênia) e duas da América do Norte (México e Estados Unidos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com