TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Copa do Mundo é Nossa

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        PLANEJAMENTO        

2.1.1        Métodos e Ética        

2.1.1.1        Tipologia textual, Linguagem Escrita e Variação Linguistica        

2.1.1.1.1        Como o enunciador vê aquele com quem fala e aquilo sobre o que fala        

2.1.1.1.1        ETHOS – UMA PERCEPÇÃO QUE VAI ALEM DA SUPERFICIE        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Realizada a cada quatro anos, a Copa do Mundo é o principal evento futebolístico. Este reúne diversas culturas, o que gera benefícios socioeconômicos para o país. Porém, para que haja competência na organização e realização, é necessário um grande investimento em segurança, trasportes e habilidades. Desta forma, em 2014 o Brasil será o país a sediar esse importante evento.

O investimento que o governo brasileiro esta fazendo é da ordem de 20 bilhões de reais, dinheiro que poderia ser destinado à saúde e à educação com intuito de melhorar a triste situação vivida pela maioria das pessoas do Brasil. A alegação dada pelo atual governo para gastar tanto dinheiro na Copa do Mundo é a geração de empregos e o turismo.

Nas edições passadas, que foram realizadas na Coreia do Sul e na África do Sul, mesmo com o grande aumento do turismo, os países sofreram prejuízos. Contudo, é importante para o Brasil a criação de algumas medidas para não seguir o rumo, após a Copa, dos países sediados anteriormente. Dentre essas medidas a que faria a diferença é justamente o aproveitamento do turismo, pois muitos estrangeiros chegarão para apreciar este evento.

Portanto, apesar dos elevados gastos da Copa do Mundo, o país deve saber aproveitar dos possíveis retornos financeiros. Assim, poderia aplicar tais recursos em melhorias para a população, como investimento em saúde e educação, que são os principais problemas vividos atualmente.


  1. DESENVOLVIMENTO

A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 gerou polêmica entre os brasileiros. Alguns acham que a decisão fará bem ao Brasil atraindo investimentos, outros acham que é uma irresponsabilidade.

Uma copa no Brasil terá aspectos “negativos” e positivos. Entre os aspectos mais citados como negativos podemos citar os altos gastos com recuperação de estradas e estádios. A recuperação de estradas é um fator positivo, já que as estradas brasileiras há tempos estão precisando de investimentos para sua recuperação. Já o gasto na recuperação de estádios pode ser recompensado com a entrada de capitais  de investimentos externos e de turistas.

Além disso, as obras para recuperação de estádios e estradas gerarão muitos empregos no Brasil, que melhorarão a condição de vida de muitas pessoas. Há também os investimentos em segurança e saúde que, se bem aproveitados, podem durar depois da copa e proporcionar melhor condição de vida para toda população deixando um legado importantíssimo.

Trata-se de uma questão de competência: se bem aproveitado, essa oportunidade trará inúmeros benefícios para o Brasil; mas se nossos políticos ficarem preocupados com as verbas envolvidas e se esquecerem da copa, ela será um fracasso total e perderemos dinheiro e imagem. Ai que entra nosso papel de fiscalizar e cobrar os políticos por ações que beneficiem o país como um todo.

  1. PLANEJAMENTO

O texto “A Copa do Mundo é Nossa” apresenta a historia de Gilberto que mora em Salvador e tem uma empresa de transporte para executivos. Com a confirmação da cidade como uma das sedes dos jogos, ele ver a oportunidade de crescimento da sua empresa, já que seu publico alvo é turistas e executivos, nada melhor como um evento mundial para alavancar seu negocio.

Para poder aproveitar essa oportunidade, Gilberto precisa planejar bem as ações que serão implantadas na sua empresa afim de que não venham lhe trazer prejuízo.

Em primeiro lugar, ele terá fazer um plano estratégico contendo todos os objetivos a serem alcançados. Esse planejamento é voltado para longo prazo. É amplo e abrange a empresa e não leva em conta só o ambiente interno, mas o externo também. Ou seja, a conquista do objetivo depende de como esse plano foi desenvolvido e executado.

Outro ponto importante para o sucesso da empresa de Gilberto é o plano tático. Nesse planejamento é basicamente a divisão dos projetos estabelecidos no plano estratégico, nessa etapa cada departamento da empresa ficará responsável pelo seu setor especifico e a partir daí seguir para o plano operacional, onde seja feito na pratica tudo que foi discutido e estabelecido nas etapas anteriores.

Como a copa do mundo não é um evento permanente, Gilberto terá que ter em mente que depois do evento as atividades turísticas voltarão ao ritmo normal e para que ele não tenha impacto negativos na sua empresa precisará tomar algumas atitudes que não venham colocar  a sua empresa em apuros.

Gilberto tem que investir em serviços temporários, já que o fluxo de turistas vai diminuir ao termino da copa. Ao invés de comprar mais carros, ele pode alugar a frota a mais que irá precisar, contratar funcionários capacitados, mas por tempo determinado e principalmente não abandonar os clientes mais antigos, porque com o passar do evento, o fluxo turista ira diminuir e para não ficar no vermelho terá que segurar seus antigos cliente para manter sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com