TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação, Desenvolvimentos e Gestão de Produtos

Por:   •  13/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

  1. ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Criação, Desenvolvimentos e Gestão de Produtos

Módulo: 2

Aluno: Jakson Rodrigues Nery

Turma:

Tarefa: Atividade Individual

Descrição do produto

Rastreador cadeado para aluguel de bicicletas e patinetes.

Os patinetes e bicicletas que servem para locação pertencem a empresas que monetizam com o serviço. Geralmente se encontram em praça e próximo a ciclovias.

O produto (Cliper rastreador) possibilita quaisquer pessoa que tenha um patinete ou bicicleta e queira colocá-la para locação tenha a possibilidade. Para isso basta fazer um cadastro na plataforma online do produto, informando os dados pessoais como nome e e-mail, os dados do veiculo e anexar imagens do mesmo. Feito isso o mesmo irá receber em sua casa um cadeado com rastreador embutido e um qr-code para acoplar ao veiculo.

Com o dispositivo na bicicleta o locador pode deixá-la em determinado local travada.

Para a liberação o usuário também deve ter cadastro na plataforma, com sua conta o usuário acessa o aplicativo em seu smartphone e lê o qr-code do cadeado, feito isso ele seleciona o tempo que vai usar a bicicleta e efetua o pagamento, com a confirmação de pagamento o cadeado é destravado e o tempo começa a contar.

Ao chegar ao seu destino ou acabar o tempo o cadeado é ativado novamente. Com acesso ao rastreador o proprietário pode deixar o veiculo no local aguardando outra locação ou recolher o mesmo.

A forma de monetização seguirá cobrança por tempo de utilização. Onde para a nossa empresa ficará um % pré definido pela prestação do serviço de cobrança já que o cadeado o locador adquiri da nossa empresa.

O aplicativo estara disponível em um KR code que se encontra no cadeado, que quando scaneado pelo usuário o mesmo e baixado no celular dos usuários e passa a se comunicar com o smartphone do usuário.

O Cadeado e equipado com gps localizador.

Outra funcionalidade e o cliente verificar na proximidade onde eles esta se há um locador disponível para que ele possa fazer a locação do mesmo.

Geração de ideias

Eu tenho 3 bicicletas, gosto muito. Mas nem sempre uso elas, e imaginei como poderia poderia ganhar algum dinheiro locando elas. Vejo aqui na cidade o sistema de locação, mas são sempre de empresas especificas. Ai imaginei se houve um cadeado que permitisse eu disponibilizar minha bicicleta para locação também, algo como um cadeado com rastreador por gps e um sistema de gatway de pagamento integrado para fazer a cobrança. Imaginei algun atributos de segurança, como a vinculação do cartão de crédito do clientes. Também conversando com um amigo que é corretor ele me informou que tem seguros para bicicletas. Mas claro que tem a questão legal.

Público-alvo e segmentação de mercado

Informar o público-alvo e o tipo de de segmentação de mercado, justificando a sua escolha.  

A segmentação e de nicho. Porque busca pessoas adptas a prática de esporte e passeios ao ar livre.

Pessoas que praticam esporte ao ar livre entre 18 a 60 anos.

Ambos o sexo

Classe “A e B”

Posicionamento competitivo

A ideia de posicionamento do produto e passar para o nosso publico alvo que eles tem um produto que os permite livremente monetizar suas bicicletas e patinetes de uma forma autônoma e segura.

E para as pessos que alugam os equipamentos terem acesso a bicicletas e patinentes com qualidade superior ao ofertado pelas empresas que disponibilizam equipamentos em massa nas ruas e praças.

Com o aplicativo no seu celular o cliente poderá fazer contato com o locador na sua região. E o gps garante o rastreamento do equipamento locado.

Análise do nível de produto e ciclo de vida

Beneficio Basico: A ideia que as pessoas em todas as partes que tenham bicicletas ou patinetes possam monetizar com a locação simplificada destes itens. Pelo outro lado busca consumidores que gostariam muitas vezes de fazer um passei e não tem o equipamento e também não tem a intenção de comprar.

Produto base: Através deste cadeado juntamente com o aplicativo de cobrança e localização instalado na bicicleta ou patinente a ser locado.

Produto esperado: E de comodidade para quem quer disponibilizar a sua bike ou seu patinete, bem como quem quer locar espera que seja algo rápido e com um custo beneficio adequado.

Produto Apliado: A solução pode ser estendida para os carros também. Por exemplo pessoas que tenham um segundo veículos a disposição e queiram colocar ele para ser locado. O dispositivo permite que a mesma solução que está disponível para as bicicletas e patinetes seja utilizada para veículos também.

Produto potencial: Acredito que o porduto vai além dos concorrentes que por estarem limitados pela forncecimentos de bicicletas e patinetes. Os dispositivos são acoplados juntos aos seus proprios equipamentos. No casso do produto proposto o mesmo pode ser colocado e retiradado a qualquer tempo através de uma trava de segurança.

CVP:

Introdução:

Com o produto pronto a estratégia de divulgação passa pelas redes sociais além de divulgação atraves de estandes em praça e locais onde a um grande fluxo de pessoas.

Investimento forte em divulgação do produto, pois neste momento pouco se saber sobre o nosso produto e sua utilidade. As regiões iniciais de abrangências seriam as capitais do país sendo as 3 capitais do sul do Brasil como foco da primeria fase.

Crescimento: A ideia a fechar parcerias com lojas de vendas  e manutenção de bicicletas bem como promover a venda através do site a aquisição dos cadeados.

Maturidade: Vejo como opção para que se evite o declínio do produto a justamente a forma flexível que o produto pode ser utilizado, como em outros tipos de veículos. Vejo que as pessoas estão sempre em busca uma forma de como ganhar algum dinheiro, seja para reforço da renda ou seja para aquisição de algo que ela julga importante. Acredito que a possibilidade de as pessoas conseguirem de certa forma monetizarem algo que está parado faz com que produto seja visto como algo positivo. Então manter a estratégia de divulgação aquecida e uma alternativa para evitar o declínio.

Análise do portfólio

O produto tem sua aplicação ampliada na questão de poder ser utilizado na linha de carros para locação. Vejo um potencial grande a ser explorado nesta situação.

Neste caso viria uma linha automotiva.

Ou linha para motos, já que as motocicletas são uma realidade no dia a dia dos brasileiros.

Referências bibliográficas

IRIGARAY, Helio A.Reia. Criação, Desenvolvimento e Gestão de produtos, 2021. Disponivel em : www.fgv.com.br. Marketing e mídias digitais.

Grin Prime: Aluguel de patinetes Eletricos granha assinatura mensal

Diponivel em : https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/grin-prime-aluguel-de-patinetes-eletricas-ganha-assinatura-mensal.ghtml. Acessado em 15 de Julho de 2021.

4 Exemplos de Internet das coisas

Disponivel em: https://www.copeltelecom.com/site/blog/4-exemplos-de-internet-das-coisas/. Acessado em 15 de Julho de 2021

Brasil, 2012

pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (990.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com