TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Religiosa

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

Avaliação Unidade I (25 pontos) – 2016 ADM

Espírito da avaliação deste módulo:

  1. A avaliação pretende que o aluno desenvolva uma compreensão fenomenológica da religião ao intentar envolver-se com o fato religioso desde a perspectiva do observador (do lado de fora da experiência do sagrado) e também desde a perspectiva do observado (daquele que participa da experiência do sagrado) de tal forma que o aluno compreenda-se provocado com o problema do método fenomenológico que intenta levar para uma compreensão da realidade religiosa desde a “perspectiva” do outro e não desde os conceitos e categorias que se está costumado “entender” a realidade. Por isso mesmo esta avaliação também pretende superar o problema dos preconceitos e da necessidade de encontrar a verdadeira afirmação de cada religião ao interior da mesma e não fora da mesma.
  2. Cada vez mais o conceito de Religião centraliza-se no contexto ocidental causando muitos conflitos para sua interpretação a partir da conceituação religião / religiosidade / espiritualidade /fé.  Além disso, deve-se estar ciente que o conceito de “Religião” apresenta muitos matizes de acordo às perspectivas dadas pelas ciências humanas, daí que existem bastantes estudiosos da religião com distintas teorias. E entre as tantas teorias deve-se entender que no início do século XX, a partir de pensadores como Comte, Durkheim, Marx, Freud, Weber, entre outros, inicia-se um intento de anular a vertente ideológica que subsiste no conceito ‘religião”, porém sem sucesso, antes bem, acabaram abrindo novos horizontes à compreensão da religião.
  3. Existe uma real dificuldade de definir religião, no entanto graças à fenomenologia das religiões, pode-se afirmar como uma analítica existencial transcendental onde a revelação do sagrado se destaca como um evento que a sua vez, é ‘ experiênciado’ por cada tradição (povo, cultura) e dentro de tal tradição, cada pessoa.
  4. Por fenomenologia entende-se a intenção de compreender o fato religioso, isto é, as manifestações e expressões sensíveis como comportamento humano, com a finalidade de apreender o seu significado profundo.
  5. Com essas considerações se propõe uma avaliação CRITICA dos materiais disponíveis para estudo a partir de questões fechadas, para cada questão existem três respostas positivas e três negativas o aluno deve informar apenas uma resposta que considere correta. O aluno deve também responder argumentando sua escolha no campo “Reação”.
  6. Finalmente: LEIA com ATENÇÃO a pergunta porque nela estão as chaves da sua “reação”.

Notas da avaliação: existem respostas verdadeiras e falsas. O aluno deve indicar apenas A OPÇÃO que considere que pode iniciar e merecer seu comentário justificado no campo REAÇÃO.


Módulo I: O fenômeno religioso (15 pts.)

Nome dos alunos:                                                

                            _________________________________________________

  1. Como a fenomenologia pretende entender a religião?

  1. Compreender a complexidade que estrutura a religião evitando interferência de fatores como a tradição cultural, a tecnologia, a filosofia e a teologia.  

  2. A religião se estuda por meio dos estudiosos da religião que escrevem acerca de todas as religiões do mundo, em especial estudiosos que não praticam essas religiões para evitar leituras distorcidas.

  3. Entender o que significa fé para essa religião procurando aproximação à experiência histórica que lhe originou.

  4. Deixar-se impactar pela religião e não intervir para alterá-la.

  5. Entender a través das distintas ciências (psicologia, etnologia, história, etc.) e poder classificá-la em distintos aspectos da ciência.

  6. Conhecer “a religião tal qual ela é”, sem interferências das epistemes de outros saberes ou ciências.

  7. Praticar essa religião e vivenciar a revelação do sagrado contida nela.

  1. Reação (máximo 30 linhas):    

  2.                                                                                                  

  3. A religiosidade de um povo se manifesta não apenas em rituais complexos e mitos dos tempos primordiais, mas também na experiência cotidiana em todas as áreas da vida. A forma de entrar ou sair e uma casa, um simples gesto ao se aproximar de uma Igreja/Templo, a dieta alimentar, a reação ao se aproximar de determinado objeto e coisas semelhantes podem expressar muito da religiosidade local. Chamamos essas manifestações de fenômenos da religião, se ocupa em estuda-los na tentativa de compreender as ideias que estão por trás dos mesmos e o que significa para aqueles que os praticam. Como por exemplo os missionários, antes de apresentar o evangelho para determinado povo, a primeira providência a ser tomada é buscar uma compreensão satisfatória do assunto que será apresentado. Compreender um povo equivale compreender sua cultura e essa envolve complexos sistemas que regulamentam o comportamento do grupo social.

  1. O que é religião (Escolha uma resposta e faça uma reação)

  1. Uma manifestação que revela os sentidos mais importantes de um projeto de sociedade (Durkheim)

  2. O efeito ilusório da invenção humana diante do controle social dos aspectos psicológico da humanidade (energia psíquica) (Freud)

  3. Uma força simbólica que atua no desenvolvimento econômico, político das sociedades e que é a causa do capitalismo (Weber)

  4. Um caminho como tantos outros caminhos presentes na história do sagrado presente em diversas culturas porem que são manifestações de um mesmo fenômeno Sagrado.

  5. Uma indicação do sentido evocado pelo na revelação do Sagrado que exige uma orientação no modo de ser e agir.

Reação:

A religião é um caminho que o homem busca para se tornar um ser melhor e se aproximar da sua divindade maior. Ao procurarem a religião, as pessoas buscam respostas às suas expectativas, aos seus desejos e às grandes questões colocadas pela sua existência no mundo. Por isso, os elementos próprios da religião – símbolos, mitos, ritos e doutrinas –, ao estar presente na vida dos praticantes, influenciam as suas práticas sociais e interferem na vida da sociedade. Seja através de Jesus Cristo, Sidarta ou tantos outros líderes religiosos os praticantes estão em busca de uma explicação da existência humana e é isto que torna semelhantes as manifestações religiosas ao logo da historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com