TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

A definição do conceito de empreendedorismo no Brasil teve maior impacto no final da década de 1990, porém seu maior enfoque foi no período de 2000 a 2010.

O “Entrepreneurship”, ou Empreendedorismo pode ser determinado, segundo Dornelas (2012), como “envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades” (PLT 687 - p.28).

O ato de empreender passou a ser um requisito para o ser humano. Em circunstâncias de crises, a influência de um empreendedor cria um ambiente inovador, possibilitando assim, estratégias de promoção do desenvolvimento. O empreendedor é aquele que assume os riscos e assume suas decisões de ações, são pessoas que gostam do que fazem, e querem ter destaque diante dos outros, querem seus méritos e ser admirados.

As principais características de um empreendedor podem ser denominadas como: iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos calculados, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança, dentre outras.

Em base no livro “Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios” Pode-se avaliar o Empreendedor ao Administrador, e determinar suas diferenças. As citadas por José Carlos Dornelas consegue ressaltar: Quanto a estratégica: o Empreendedor tem a visão da oportunidade, enquanto que o Administrador segue critérios de desempenho; Quanto a análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, enquanto que  o Administrador se preocupa mais com a redução dos riscos; Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Administrador prioriza o planejamento formal; Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, ou seja o “status” e a recompensa e quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional.

Em resumo, o material disponibilizado abrange um conteúdo abertamente vasto e que nos dispõe a reflexão clara e objetiva do assunto tratado. Conclui-se que, por parte dos integrantes do grupo, a importância da abordagem nas aulas e ao longo de nossa jornada acadêmica.

Em geral, um perfil empreendedor intermediário tem características, tais como: pro atividade; disciplina e dedicação; necessidade de atingir melhores resultados, ciência das fraquezas e forças; animação; iniciativa e paciência para ouvir a outros. Entretanto, possuímos defeitos, tais como: medo de falhar; preocupação com o “status” e poder; incertezas, estrutura, estresse e conflito; e autocontrole, que são importantes para o desenvolvimento pessoal, mas que podem ser melhoradas com simples coerência e mudança de atitudes.Através da auto-avaliação que conseguimos o conhecimento de nossas próprias qualidades e defeitos, que muitas das vezes nem percebemos.

Conclui-se que esse desafio possibilitou identificar as diferenças entre Administrador e Empreendedor. Segundo Filion (1997) que considerou que “o gerente é voltado para a organização de recursos, enquanto o empreendedor é voltado para a definição de contextos”, ou ainda que “o empreendedor de sucesso difere do administrador comum, pois possui constante planejamento a partir de uma visão de futuro”. Contudo, entende-se que o empreendedor tem um diferencial, tanto nas características como nas atitudes, que o se destaca diante do administrador tradicional (PLT 687-p.25).

Esse estudo possibilitou uma visão de negócios e sua importância para a sociedade, e com isso possibilitará melhores resultados, e assim, encontrar os erros e realizar mudanças tanto a curto e longo prazo.

Responder em grupo:

a) Qual mercado ela atende?

    Atenderá o mercado Alimentício.

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

     Esperamos um negócio lucrativo tanto para os proprietários, como os funcionários, para que assim possamos ter resultados satisfatórios para os nossos clientes.

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

     As vantagens competitivas é um novo produto que tem toda preocupação com as crianças e seu desenvolvimento, o produto tem nutrientes essências para uma alimentação saudável para as crianças, e com toda qualidade Nestle. Será vendido em todo território nacional e seus locais de distribuição serão focados em: supermercados, padarias e lojas de conveniência.

 

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

     A empresa contará com o investimento da empresa Nestlé. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com