TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMOCRACIA​ ​COM​ ​DESENVOLVIMENTO:​ ​1956-1961​

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

No Capítulo 8, Democracia com Desenvolvimento (Orenstein e Sochaczewsky) do livro "A Ordem do Progresso", o Governo Kubitschek é analisado em quatro tópicos, sendo eles: A Política Cambial, As Políticas de Desenvolvimento, O Papel do Setor Público, e As Políticas Fiscal e Monetária.

O Governo foi marcado “pelo integral comprometimento do setor público com uma explícita política de desenvolvimento”, tendo alcançado vantagens para os setores públicos e privados, crescendo aceleradamente as taxas econômicas em um ambiente aberto e democrático, conseguindo uma razoável estabilidade de preços.

No primeiro tópico do livro, os autores enfatizam o fato de a política cambial ser o principal instrumento de política econômica, e a necessidade que o país tinha de dar continuidade a industrialização. Para atingir uma evolução econômica, o período foi marcado por modificações profundas na política cambial, e a única solução viável era a entrada líquida de capitais autônomos, que teve crescimento em 55, para aumentar a taxa de investimento, também conseguindo estabilizar o nível de importações, compensando o declínio das exportações.

Em 1957, ocorreu uma nova reforma no sistema cambial para simplificar o sistema de taxas múltiplas e introduzir um sistema de proteção específica por produtos da mesma categoria, com isto as categorias de tarifas importação foram reduzidas para duas, a Especial e Geral, e foram estabelecidas tarifas ad valorem. “Uma das principais ideias implícitas na reforma foi acelerar a substituição de bens de capital, diminuindo-se a ênfase dada em anos anteriores à substituição de bens de consumo”.

No segundo tópico os autores separam as demais políticas, das políticas cambiais, e as chamam de políticas de desenvolvimento, que apesar de não estarem sendo direcionadas por um planejamento específico, todas tinham o desenvolvimento como objetivo.

Diante disto, em 1956 foi instituído o Plano de Metas, que resumiu os objetivos de atuação das esferas pública e privada no estímulo ao crescimento econômico, visando cinco anos e priorizando as seguintes áreas: alimentação, indústria de base, energia, educação e transporte. Além de construir uma nova capital para o país. O plano foi baseado no relatório do Grupo Misto CEPAL-BNDE, de 1953, sobre as áreas prioritárias de investimento e a determinação de pontos de estrangulamento.

O objetivo do plano era o crescimento anual de 2% na renda per capta, 3% de crescimento populacional, e 13,5%, com isto o investimento previsto teria representado cerca de 5% do PIB real no período de 57/61, sendo que ao setor público caberia cerca de 50% do desembolso, 35% dos fundos privados e o restante de agências públicas.

“Lessa (1981) sugere que a política econômica implícita no plano continha quatro peças básicas: 1) tratamento especial ao capital estrangeiro; 2) o financiamento dos gastos públicos e privados através da expansão dos meios de pagamento e do crédito bancário, respectivamente, tendo como consequência fortes pressões inflacionárias; 3) a ampliação da participação do setor público na formação de capital; 4) o estímulo à iniciativa privada.”

O plano de metas teve altas taxas de realização e sem dúvida representou um impulso extraordinário ao desenvolvimento. No período 57/61, o PIB cresceu à taxa anual de 8,2%, o que significou uma elevação de 5,1% ao ano de renda per capita, entretanto a inflação média foi de 22,6% e obtiveram algumas dificuldades, como a ausência de definição dos mecanismos de financiamento das metas, resistência do empresariado às mediadas de controle inflacionário.

No terceiro tópico os autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com